ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México: país de potencial leiteiro não aproveitado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Apesar de contar com importantes empresas produtoras de leite, possuir gado e reservas territoriais para a criação de bovinos leiteiros, a falta de garantias de preços e a ausência de políticas de fomento à indústria, faz com que este setor seja um dos menos aproveitados da economia mexicana.

Como resultado do aumento anual de 2,46% na produção de leite durante os últimos dez anos, o México ocupa a posição sete no ranking mundial e o terceiro na América Latina. Em 2012, a produção de leite no país alcançou os 10,960 bilhões de litros e um benefício econômico superior a 53 bilhões de pesos (US$ 4,02 bilhões).

Da produção pecuária mexicana, a indústria leiteira representa um terço em volume. No entanto, a estabilidade da economia mexicana dos últimos cinco anos permitiu um crescimento de produção de leite que, embora tenha sido importante, é insuficiente para diminuir a lacuna entre produção e consumo.


O setor se transformou a fundo, com base em qualidade e desenvolvimento de novos produtos, o que levou a população a consumir um maior volume de produtos lácteos. Em 2012, a produção de leite no país alcançou 10,96 bilhões de litros, de acordo com o Serviço de Informação e Estatística Agropecuária e Pesqueira (SIAP) da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa).

Nesse contexto, são 10 estados na República Mexicana que produzem 64% da produção nacional de leite: Jalisco, com 18,57% da produção; Coahuila, com 11,89%; Durango, com 9,3%; Chihuahua, com 8,67%. Outras entidades são Guanajuato, com 7,32%; Veracruz, com 6,74%; estado do México, com 4,5%; Puebla, com 3,77%; Chiapas, com 3,75%; Hidalgo, com 3,72%; e o resto dos estados produz 21,77%.

Espera-se que na próxima reunião de produtores mexicanos, essa realidade adversa comece a se reverter e o Governo passe a olhar melhor para esse setor.

A reportagem é do https://www.portalechero.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONARDO FAQUINI

PONTA GROSSA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 23/03/2014

Seria interessante para o Brasil, melhorar os canais de comunicação oficiais e as relações bi-laterais comerciais com o México, considerando o  potencial de exportação de leite condensado, leite evaporado e leite em pó do Brasil para o México.

Algumas regiões no México têm baixa disponibilidade de água e clima muito seco e árido, o que dificulta a expansão da pecuária de leite.

Mesmo assim, existem empresas fortes, sólidas e lucrativas no segmento, entre estas a Companhia LALA, que têm interesse em entrar no mercado brasileiro, diretamente ou em participações de join venture.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures