O Ministério da Economia do México anunciou na última terça-feira que está impondo uma tarifa de importação de 30% aos produtos lácteos dos Estados Unidos com o objetivo de ajudar alguns produtores locais a vender seu excesso de produção no mercado local. O Ministério disse também que limitará as cotas de importação de leite para o setor privado enquanto persistir o excesso de produção doméstica.
O problema de excedente de produção local - estimado em 1,5 milhão de litros por semana - é atípico para esta época do ano. O Ministério disse que o aumento nas importações no ano passado de matéria-prima para a fabricação de produtos lácteos quando as tarifas foram eliminadas devido aos acordos de livre comércio contribuíram com o excesso, assim como uma queda atípica no consumo de lácteos neste ano.
O Ministério disse que este fenômeno é temporário e que as condições de mercado deverão se normalizar dentro de semanas. A reportagem é de Anthony Harrup, para o Dow Jones Newswires.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.