Uma empresa mexicana de lácteos e produtos alimentícios ultrapassou o unicórnio argentino Mercado Livre e agora está em primeiro lugar no ranking das marcas mais fortes da América Latina, de acordo com o último relatório da consultoria Brand Finance.
Além de calcular o patrimônio da marca, o Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de um balanced scorecard de métricas que avaliam o investimento em marketing, o valor das partes interessadas e o desempenho do negócio. De acordo com a ISO 20671, a avaliação de valor das partes interessadas da Brand Finance incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100.000 entrevistados em 38 países e 31 setores.
A Lala, (valor da marca sobe 4% para US$ 666,6 milhões) destronou o Mercado Livre da Argentina (valor da marca cai 1% para US$ 3,7 bilhões), fundada pelo argentino Marcos Galperín em 1999, proclamando-se a marca mais forte da América Latina com uma pontuação de 90/100 no Índice de Força da Marca (BSI) e alcançando a classificação de marca de elite AAA+, o mais alto.
De acordo com a pesquisa de mercado da Brand Finance, a Lala obteve as melhores pontuações de familiaridade e consideração da categoria no México, bem como as melhores classificações de fidelidade entre os consumidores no México.
A empresa de laticínios e alimentos Lala apresentou um sólido desempenho durante o segundo trimestre de 2023 e buscará impulsionar seu crescimento no Brasil e nos Estados Unidos. As vendas aumentaram 5,6% em relação ao mesmo período de 2022 e a empresa, originária de Torreón, atribui os resultados obtidos à força de suas marcas e portfólio de produtos, à flexibilidade de suas operações e à recuperação de insumos.
A empresa, dona de marcas como Vigor, Lala e Nutri, reinvestiu 1,171 bilhão de pesos mexicanos (cerca de US$ 68,5 milhões) para expandir sua capacidade e manter suas instalações. Atualmente, opera 29 plantas de produção e 172 centros de distribuição no México, Brasil, Estados Unidos e América Central; e sua força de trabalho é composta por 40.000 funcionários.
Apesar de superado, o Mercado Livre ainda continua sendo a única empresa argentina que aparece no top 10 da lista das marcas mais valiosas da América Latina. Nesta edição, a empresa argentina apareceu em nono lugar, por isso caiu uma posição em relação ao relatório anterior.
De acordo com o relatório, as marcas mais valiosas da América Latina são dominadas pelas categorias bancária, varejo e energia (petróleo e gás), que juntas respondem por 50% da lista.
Ranking das marcas de maior valor da América Latina
O banco brasileiro Itaú lidera o ranking de valor da marca com impressionantes US$ 8,7 bilhões. Isso marcou um aumento significativo de 14,5% em relação a 2022, quando seu valor apareceu acima de US$ 6,2 bilhões. O banco brasileiro vendeu suas operações na Argentina para o Banco Macro por um total de US$ 50 milhões.
Quanto ao ranking nesta categoria, o Mercado Livre está na nona posição com um valor de marca de US$ 3,746 bilhões, pelo que registou uma ligeira queda de 1% face ao relatório de 2022, quando ficou em oitavo lugar com um valor de 3.774 milhões de dólares.
As informações são do iProUp e da Brand Finance, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.