ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercosul assumiu compromissos contra desmatamento, diz a UE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul amarra os países com o compromisso de efetiva implementação do Acordo de Paris contra mudanças climáticas e de parar o desmatamento da Amazônia, afirmou hoje o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Juncker falou de momento histórico, ao anunciar em Osaka o acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul, no sábado, pouco depois do meio-dia (hora local), ladeado pelos presidentes e chefes de governo do Brasil e da Argentina, como também da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha e da Holanda, que participam do G20.

“Política comercial se tornou um instrumento para política climática”, martelou Juncker, enquanto suas palavras eram traduzidas para Bolsonaro, posicionado próximo da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Emmanuel Macron, que apontaram antes do acordo perigos à política ambiental no Brasil.

O presidente da Comissão Europeia foi além e procurou tranquilizar os agricultores europeus afirmando que o princípio de precaução está inscrito no texto do acordo anunciado com o Mercosul. Por esse princípio, os europeus têm ampla margem para bloquear importações agrícolas do Mercosul, mesmo sem comprovação científica de problemas sanitários. Bastará uma suspeita para isso.

Jean-Claude Juncker apontou ganhos para os europeus, incluindo a redução de 4 bilhões de euros de pagamento de tarifas para vender no mercado do Mercosul.

De seu lado, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na presidência rotativa do Mercosul, considerou que o acordo vai fortalecer o crescimento da região e atrair mais investimentos. Estima que as regras ficam mais claras para fazer negócios no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Bolsonaro manteve-se com a expressão séria, bem diferente do entusiasmo demonstrado de manhã cedo em entrevista à imprensa.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures