A chinesa Mengniu Dairy fechou acordo com a Conaprole, uma das maiores produtoras de laticínios do Uruguai, para cooperar no comércio de produtos entre os dois países. Isso está de acordo com os ambiciosos planos da Mengniu de expandir globalmente, devido ao aumento da concorrência doméstica da também chinesa, Yili Group.
Lu Minfang, CEO da Mengniu, disse: “como a primeira empresa leiteira chinesa a ir para o exterior, a globalização é uma das nossas principais prioridades”. Lu comentou que a empresa estava apostando na inovação para dar uma vantagem aos mercados globais. Também, acrescentou que mais recursos estão sendo usados para inovação: "no ano passado, nós investimos um total de 160 milhões de yuans (US$ 22,7 milhões) em pesquisa e desenvolvimento, o que foi 20% a mais do que no ano anterior".
O investimento destina-se a apoiar os negócios da Mengniu em países estrangeiros, onde os mercados de produtos lácteos já estão maduros. "A Mengniu está de olho no mercado global para produzir produtos lácteos que possam rivalizar com os principais mercados estrangeiros".
Com as oportunidades oferecidas por uma iniciativa chamada Belt and Road, a Mengniu está atualmente presente em 10 países (Austrália, Cingapura, Malásia, Camboja, Mianmar, Mongólia, Nova Zelândia). Recentemente, abriu sua primeira fábrica no Sudeste Asiático na Indonésia em novembro de 2018. "A cooperação com a Conaprole faz parte do nosso objetivo de alavancar recursos internacionais para melhor atender os clientes na China e no exterior", disse Lu.
A gigante do laticínio do Uruguai, a Cooperativa Nacional de Produtores de Leite (Conaprole) é uma cooperativa produtora de lácteos que processa 75% do leite no Uruguai. Também, é o maior exportador de lácteos do país e o segundo maior exportador da América Latina. Exporta para mais de 60 países em todo o mundo, o que representa mais de 50% das vendas da Conaprole.
O acordo com a Conaprole marca um passo importante para a expansão da Mengniu no exterior, já que o Uruguai é o nono maior exportador de lácteos do mundo. Vale destacar que a forte e crescente demanda da China por produtos lácteos representa um enorme potencial para a cooperação comercial de ambos os países.
Liu Peng, analista do setor de alimentos da TF Securities, disse à ChinaDaily que o desafio reside em saber se as empresas chinesas podem ter sucesso em mercados estrangeiros e atrair consumidores locais com fortes características chinesas. "Ir para o exterior nunca é fácil e sempre traz desafios. Administrar um negócio em economias menos familiares exige que conheçamos melhor a cultura local, inovemos nossos produtos e trabalhemos com os locais", finalizou Lu.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.