ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melhora cenário para a colheita recorde de grãos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O clima favorável ao desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso, Goiás e Paraná levou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a elevar sua estimativa para a produção de grãos no país nesta safra 2019/20, mesmo com perdas provocadas pela estiagem no Rio Grande do Sul.

Segundo levantamento divulgado ontem, a estatal passou a projetar a colheita em 251,9 milhões de toneladas, 0,3% mais que o previsto em fevereiro e volume, recorde, 4,1% superior ao registrado no ciclo 2018/19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também publicou novas projeções, a colheita totalizará 249 milhões de toneladas, um aumento de 3,1%.

A Conab confirmou que a área plantada total, somando-se os cultivos de verão e de inverno, deverá chegar a 64,8 milhões de hectares, e elevou sua estimativa para a produtividade média das plantações para 3.889 quilos por hectare, um aumento de 1,7% na comparação com a temporada passada.

Esse incremento de produtividade é puxado pela soja, cuja colheita foi menor que a esperada em 2018/19 por causa de problemas climático. Para 2019/20, a Conab agora projeta o rendimento da oleaginosa, carro-chefe do agronegócio brasileiro, em 3.373 quilos por hectare, avanço de 5,2% em relação ao ciclo anterior. Como a área plantada também cresceu - 2,6%, para 36,8 milhões de hectares -, a estatal ajustou sua previsão para a produção do grão para 124,2 milhões de toneladas, um novo recorde - 0,8% maior que o sinalizado em fevereiro e 8% superior ao resultado de 2018/19.

O Brasil lidera a produção e as exportações mundiais de soja, conforme confirmou ontem novo levantamento de oferta e demanda de grãos divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo o órgão, a colheita brasileira chegará a 126 milhões de toneladas em 2019/20, 9 milhões a mais que em 2018/19 e 30% acima da colheita americana. Já as exportações brasileiras estão calculadas pelo USDA em 77 milhões de toneladas, 2,4 milhões a mais que no ciclo passado e volume 55% mais robusto do que o estimado para os Estados Unidos.

Para o milho, segundo grão mais semeado no país, a Conab espera colheita de 100,1 milhões de toneladas, volume praticamente estável em relação ao previsto em fevereiro e ao total colhido na temporada passada. Segundo a empresa, a área plantada com o cereal (primeira, segunda e terceira safras) deverá aumentar 2,3%, para 17,9 milhões de hectares, mas a produtividade média será 2,2% menor (5.593 quilos por hectare).

Nas contas do USDA, o Brasil vai produzir 101 milhões de toneladas e será o segundo maior exportador do cereal no ciclo, com 36 milhões de toneladas, abaixo apenas dos EUA (43,8 milhões). Mas o volume projetado representa uma retração de 9,4% na comparação com 2018/19.

Entre as demais culturas, vale destacar aumentos previstos pela Conab para as colheitas de arroz, feijão e algodão. Conforme a estatal, no caso do arroz a alta deverá ser de 0,8%, para 10,5 milhões de toneladas, no do feijão deverá alcançar 3,9%, para 3,1 milhões de toneladas, e no do algodão o avanço será de 2,7%, para 4,3 milhões de toneladas.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures