Medida pode atenuar déficit de auditores agropecuários

A implementação da fiscalização por autocontrole pode amenizar o déficit de auditores e o baixo orçamento da defesa agropecuária. Neste ano, a área conta com R$ 234 milhões reservados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A implementação da fiscalização por autocontrole pode amenizar o déficit de auditores e o baixo orçamento da defesa agropecuária. Neste ano, a área conta com R$ 234 milhões reservados.

Continua depois da publicidade

Em relatório, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou uma defasagem de 1,5 mil servidores. Hoje, 2,5 mil estão em atividade, segundo o Anffa, sindicato da categoria. Em 2000, o efetivo era de 4 mil. Outra preocupação é com as aposentadorias: 36% dos auditores têm mais de 50 anos e 17% estão aptos a deixar o serviço.

“Não houve reposição e a categoria envelheceu. É difícil o Estado ter um sistema idêntico ao que tinha há 30 anos. Há que se pensar em um sistema que tenha participação privada, mas não vemos essa discussão a longo prazo”, disse o auditor Antônio Andrade.

O Ministério da Agricultura admite a defasagem e a necessidade de reforço — também justificada pela abertura de novos mercados —, mas trava na necessidade de enxugar a máquina pública. “Estamos usando alterações de metodologias e procedimentos para ter ganho de produtividade com a força de trabalho reduzida”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?