Medição de leite será padronizada no Brasil
Uma norma deve padronizar a medição do leite em todo o Brasil dentro de aproximadamente seis meses. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) iniciaram uma pesquisa de campo para levantar as variações dessas práticas e criar uma norma global. A idéia é enquadrar o setor leiteiro na Instrução Normativa (IN) número 51, do Mapa.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Atualmente os produtores rurais utilizam métodos diferenciados de medição do leite entregue a cooperativas e indústrias de laticínios, informou Luciana Rezende do jornal Hoje em Dia.
Os recipientes e o volume dos conteúdos variam muito, assim como a quantidade do produto que sai das fábricas para o consumidor. "Com a padronização, nenhum desses pontos da cadeia ficará mais prejudicado com variações na medição. A exportação do leite, que hoje é pequena, certamente aumentará, com sua adequação aos padrões internacionais. Internamente, poderemos endurecer a fiscalização dos volumes que chegam para o consumidor, não apenas nos supermercados, mas também nos próprios laticínios", detalhou o diretor geral do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem-MG), Tadeu Mendonça.
Segundo Mendonça, a padronização é um primeiro e importante passo para colocar o leite nacional em níveis de qualidade internacional.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BARRA DO BUGRES - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/10/2006
SALTO DO LONTRA - PARANÁ - ESTUDANTE
EM 10/10/2006
É Importante lembrar que os captadores de leite são os responsáveis pelo leite que é transportado da fazenda até o laticínio. Sendo assim, se as medidas da fazenda não estão de acordo com as medidas do laticínio, é o captador quem paga a diferença, o que eu, particularmente, acho uma injustiça.

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/10/2006
Também devem ter treinamento constante sobre higiene do leite, pois eles nunca lavam as mãos antes de acoplar a mangueira (que já não têm qualquer proteção contra poeira, etc) e não utilizam luvas para coletar amostras do leite para análises.

PIRACANJUBA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 04/10/2006