MDA e setor produtivo debatem políticas para o leite

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu nesta quinta-feira (16), durante audiência em Brasília, representantes de cooperativas e associações de produtores de leite. Na pauta, a discussão de políticas públicas para melhoria dos preços do produto, que é de grande representatividade econômica para a agricultura familiar brasileira.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu nesta quinta-feira (16), durante audiência em Brasília, representantes de cooperativas e associações de produtores de leite. Na pauta, a discussão de políticas públicas para melhoria dos preços do produto, que é de grande representatividade econômica para a agricultura familiar brasileira.

Entre as propostas debatidas, estão o aumento do limite pago aos produtores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de R$ 3,5 mil para R$ 10 mil; a possibilidade de incluir o leite nos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e a criação de um selo para o leite da agricultura familiar no mesmo modelo do Selo Combustível Social. Com o selo, a idéia do setor produtivo é criar um mecanismo que ofereça vantagens às empresas que comprarem o leite advindo da agricultura familiar.

Para o ministro, o cenário aponta para o aumento da demanda do leite no mercado. "Por um lado, o problema vivido é reflexo do crescimento da produção pela agricultura familiar. Já que constatamos esse potencial produtivo, nosso desafio é agora consolidar políticas que garantam a renda desses produtores", analisa.

Cassel lembrou que o MDA está em constante atividade para vencer esse e outros desafios apresentados à agricultura familiar. Como exemplo, citou medidas importantes como a atuação, no âmbito do Mercosul, para tirar o leite da lista de exceções da Tarifa Externa Comum (TEC). "Isso vai permitir taxar o leite importado", explica. Com a medida, os produtores de leite do Brasil e dos outros países do Mercosul serão menos afetados diante de situações de concorrência desleal oriundas de outros continentes.

Em relação ao PAA, o ministro ressaltou que a modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar foi ampliada, beneficiando o segmento produtivo do leite. Agora o produto pode ser comprado dos agricultores familiares de todo o País. Anteriormente, a compra era restrita aos produtores da região Nordeste. Por meio dessa modalidade, o Governo Federal pode incentivar o agricultor familiar comprando sua produção e doando para escolas, creches e instituições beneficentes.

As informações são do site do MDA, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Graziela Carvalho dos Santos
GRAZIELA CARVALHO DOS SANTOS

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/10/2008

É assim, nós que somos pequenos produtores e que a unica fonte de renda nao sofre tanto com a desvalorizaçao do leite no mercado pois para a gente baixa mas no mercado o preço continua o mesmo e so a gente quem paga.
Roberto Carlos de Castro
ROBERTO CARLOS DE CASTRO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/10/2008

É um absurdo o governo deixar que os produtores passem por este tipo de problema, o leite é o melhor alimento que existe, não podendo ser substituído por nenhum outro. Espero que o governo tome medidas urgentes para resolver a situação e não deixar o mercado sufocar os produtores rurais dessa maneira.
Dionisio Caproni
DIONISIO CAPRONI

MACHADO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 19/10/2008

Ótima esta decisão, pois assim o consumo de leite no país pode aumentar, é nas escolas onde tudo começa e se cada aluno tiver acesso a um copo de leite com café o consumo destes dois produtos aumenta bastante. E o principal de tudo isto é que ensinamos as crianças a ter o habito de inserir estes produtos ao invés de refrigerantes que só fazem mal a saúde.
João Lúcio de Almeida Silveira
JOÃO LÚCIO DE ALMEIDA SILVEIRA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2008

Considerado de extrema importância, o PAA, depois de vencer vários obstáculos, está agora na fase de virar prática diante da grande burocracia proposital. Temos a necessidade, a demanda e o produto e a política. Quando poderemos ver esse dinheiro no bolso do produtor de leite efetivamente? Quais os responsáveis por atuar e que podem não estar atuando?

Parabenizo a elaboração e planejamento da política do PAA! Aguardo vê-lo acontecendo de verdade nos arredores.
Qual a sua dúvida hoje?