Mato Grosso lidera desmatamento na Amazônia

Um novo estudo que será divulgado hoje (26) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que o desmatamento voltou a subir na Amazônia - liderado pelo estado de Mato Grosso, responsável por mais de 60% da devastação na região. A informação é do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Um novo estudo que será divulgado hoje (26) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que o desmatamento voltou a subir na Amazônia - liderado pelo estado de Mato Grosso, responsável por mais de 60% da devastação na região. A informação é do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

"Segunda-feira agora o Inpe vai divulgar uma nova estatística de desmatamento de terra na Amazônia - aquele que detecta o desmatamento em tempo real - e serão dados ruins que indicam aumento do desmatamento e, para variar, mais de 60% ocorreu em qual estado, quem sabe? No Mato Grosso", alfinetou.

O novo ministro do Meio Ambiente garantiu que a sua gestão adotará algumas estratégias para dialogar com o setor do agronegócio e uma delas será o zoneamento econômico ecológico. "Nós estamos concluindo [este zoneamento] até o final do ano no Rio de Janeiro e vamos estendê-lo ao resto do país. Há pessoas do setor mais avançado do agronegócio que concordam com esse zoneamento. Ele estabelece regras claras: aqui pode, aqui não. E isto já é meio canal de diálogo com o setor", avisou.

Para Minc, desenvolver a pecuária extensiva na Amazônia não é opor a ecologia ao desenvolvimento, "é opor a tecnologia do futuro, da biogenética e da biotecnologia ao atraso e à regressão que é transformar a Amazônia em pasto".

As informações são da Agência Brasil.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Vinícius Oliveira Machado
VINÍCIUS OLIVEIRA MACHADO

IMPERATRIZ - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 30/05/2008

Como certeza o nosso governo está procurando meio de "tampar o sol com a peneira". É inacreditável que os governantes imponham legislações que possam prejudicar o cenário agropecuário nacional, ainda mais neste momento de recuperação de mercado que estamos conseguindo no exterior.

Abraços!
Jair Antonio Martins
JAIR ANTONIO MARTINS

VILA RICA - MATO GROSSO

EM 28/05/2008

Esta questão do desmatamento na Amazônia está se agravando cada vez mais; já estamos avistando a crise nestes próximos dias, pois todas as áreas acima de 320 ha estão embargadas, impedindo que os produtores tenham acesso a qualquer tipo de crédito rural.
O governador do estado já se manifestou sobre o assunto, que a final é bastante complicado, pois mexe com toda a estrutura finaceira na área da Agropecuária. Esperamos que o Presidente Lula busque fórmulas de conciliar as duas partes, pois estes problemas de desmatamentos já vêm acontecendo a anos e não pode ser resolvido em questão de segundos. Também, dentro das normas técnicas, a questão social deve ser analisada: qual vai ser a reação dos produtores, que ja estão pagando um preço caro por uma questão mal planejada? O governo está só preocupado com o problema e esquece-se de procurar primeiro medidas para evitá-los.

OBS: No MT a maioria dos municipios que estão com areas embargadas não fazem parte da floresta Amazônica estão em pleno CERRADO.
Qual a sua dúvida hoje?