De acordo com o presidente do Sindilat do Mato Grosso, Arnaldo da Silva Alves Filho, apenas 30% da produção leiteira fica no estado, sendo o restante enviado para outros estados brasileiros.
São 70 laticínios que recebem 1,3 milhão de litros por dia no período das chuvas. Somente a Cooperativa Agropecuária do Noroeste de Mato Grosso, a Coopnoroeste Lacbom, recebe 130 mil litros de leite/dia de 500 produtores da região.
A produção - que é de aproximadamente 80 mil litros de leite longa vida por dia, além de queijos, manteiga, bebida lácteas e doces -, atende Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A única fábrica de queijo parmesão ralado em Mato Grosso fica no município de Jauru. O proprietário da empresa Mil-Lac, Everaldo Pereira Rezende, investiu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos para iniciar a produção, que hoje é de 2 mil kg/dia. "Além do queijo ralado, também produzimos queijo mussarela, prato e reino", lembrou em matéria do 24 horas News.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.