Mário Sérgio Zoni, médico veterinário, sócio-diretor da Milkonsult

Mário Zoni, sócio-diretor da Milkonsult, Consultoria Veterinária que atua na área de Gestão da Produção e Qualidade do Leite, atuante no Paraná, principalmente com os produtores do sistema ABC, em grande parte da raça holandesa.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Figura 1

Mário Sérgio Zoni

Mário Zoni, sócio-diretor da Milkonsult, Consultoria Veterinária que atua na área de Gestão da Produção e Qualidade do Leite, atuante no Paraná, principalmente com os produtores do sistema ABC, em grande parte da raça holandesa. Os produtores apresentam os seguintes índices de produtividade: produção litros/hectare - entre 30.000 a 36.000; litros leite/Hora homem - 100 litros; Contagem de Células Somáticas (Geométrica) - Entre 112.000 a 276.000; Médias Anuais de rebanho - Entre 32,0 a 38,3 litros/vaca; Retorno sobre capital investido superior a 8%.


Formação: Doutor em Medicina Veterinária, graduada pela UFF em 1984. Especialista em Bovinocultura Leiteira.

Maior realização: De ao se ver literalmente desempregado ao final da Universidade, quando decidi não trabalhar com a família, ter trilhado o caminho que percorri até desembocar na constituição da Milkonsult, e com a mesma ter a possibilidade de auxiliar o grupo de produtores com os quais trabalho, alguns seguramente entre os mais produtivos e eficientes do Brasil.

O que espera realizar: Transformar os conhecimentos adquiridos pelos produtores e técnicos da região, em CASES de sucesso e difundi-los para outros produtores através de cursos presenciais organizados em conjunto com a APCBRH e o SENAR PR

Livro que recomenda: Gosto muito de dois livros que descrevem o processo de liderança e organização para vencer que são O Príncipe, de Maquiavel e a Arte da Guerra, do Sun Tzu.

Empresa que admira: No setor público tenho imensa admiração pela Petrobrás, que conjuga Pesquisa, Área Comercial, Marketing e Visão Social com admirável capacidade. No setor privado as Cooperativas Castrolanda e Batavo pela qualidade de serviços que prestam aos seus proprietários.

Personalidade que admira: Dra Pamela Ruegg, da Universidade de Madison no Wisconsin - USA e sua admirável capacidade de transformar o conhecimento acadêmico em ferramentas de auxílio e suporte ao trabalho de técnicos e produtores envolvidos com Qualidade de Leite.

Dica de sucesso: Esteja preparado. Pode ser que a oportunidade de sucesso bata-lhe na porta apenas uma vez, e você tem que estar pronto para ela.

Frase ou ditado preferido: Na vida temos sempre muitos desafios, alguns pessoais e outros profissionais. Nas horas de encorajamento para enfrentar os mesmos ou de agradecimento lembro-me sempre do Salmo 23 do Livro de Salmos da Bíblia, que no seu primeiro versículo diz "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará".

Personalidade de destaque no setor: Tenho muita admiração pela dedicação, visão do setor e envolvimento do Franz Borg e do Franke Dijkstra, respectivamente Presidentes das Cooperativas Castrolanda e Batavo.

O que está melhorando: A visão do produtor sobre os seus negócios. Com esta visão mais gerencial ele busca informações qualificadas, técnicos preparados para este novo mundo e sai do lugar comum.

O que falta no setor: Uma maior integração entre as cooperativas primárias envolvidas com a produção no intuito de buscar a médio e longo prazo a formação de uma cooperativa central nos moldes da Dairy Farmers of America ou da Fonterra, com capacidade de fazer frente ao interesse das grandes empresas com capital privado na defesa do interesse dos produtores.

Quem gostaria de ver nessa seção: Sr Ronald Rabbers - Presidente da ABCBRH e o Dr Nélio Ribas Centa - Presidente da APCBRH. Grandes criadores e incansáveis defensores da Raça Holandesa e do interesse dos produtores.

Visão de futuro: O surgimento entre os produtores de uma conscientização, que a produção de LEITE é uma atividade profissional como todas as outras do Agronegócio, e que para sobreviver e crescer os mesmos assim como seus técnicos terão que estar melhor preparados, melhor informados e totalmente envolvidos com a atividade. Não que com isto espere o desaparecimento do produtor que não tem na atividade rural o seu principal negócio, mas que o mesmo não seja referencial para o negócio e sim os produtores realmente de sucesso.

Que o Marketing no Leite deixe de ser um desejo, e passe a ser uma realidade compartilhada e compartida entre todos que vivem neste universo, quer sejam produtores quer sejam fornecedores de insumos, quer sejam processadores ou instituições públicas ou privadas.

O MilkPoint para você: Acredito fielmente que o MilkPoint seja uma das ferramentas para esta necessária profissionalização do produtor e de seus técnicos, fornecendo informações e treinamentos qualificados e comprometidos com o sucesso da atividade
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fabiano Lopes Bueno
FABIANO LOPES BUENO

CURITIBA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 08/04/2014

Parabéns Mário.
Hugo Martins
HUGO MARTINS

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2014

Parabéns Mario.
Altair Antonio Valloto
ALTAIR ANTONIO VALLOTO

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/09/2006

Mário,

É uma satisfação imensa poder ter um profissional do seu gabarito próximo de nós. É fácil vernos seu trabalho, pois ele está presente nas propriedade que tem seu apoio. E o melhor de tudo, como é bom falar e fazer.

Parabéns.
Raul da Fonseca Guimarães
RAUL DA FONSECA GUIMARÃES

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/08/2006

Parabens, Mário.

A sua orientação, sempre extremamente profissional e balizada nos conhecimentos sempre atualizados, tem sido fundamental para o desenvolvimento das propriedades que você assessora.

O desenvolvimento dessas propriedades em produção, produtividade e qualidade do leite é a prova disto.
Continue com sua atuação que é este o caminho. A realização profissional é apenas a conseqüência do trabalho bem executado.

Abraço,

Raul Guimarães
Qual a sua dúvida hoje?