FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marcas próprias: vendas aceleram na pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Somente no mês de abril, as vendas de marcas próprias no varejo cresceram 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando uma movimentação de R$ 420 milhões no quarto mês deste ano, segundo dados Nielsen . Considerando todos os segmentos, a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) estima que 2020 fechará com essas marcas somando R$ 8 bilhões em faturamento, algo que, caso confirmado, significará um avanço de 9,6%. 

Com presença em Minas Gerais e Goiás, a rede Bretas é uma das varejistas com forte investimento, contando atualmente com mais de 250 itens de marca própria em 68 categorias, a exemplo de mercearia, limpeza e  bebidas. A varejista garante que o foco são "itens de alta qualidade com ótimos preços". Quem explica a estratégia é Alejandro Arruiz, diretor geral do Bretas: "Queremos ser a primeira opção de compra todos os dias para os nossos clientes, portanto, para fidelizarmos, criamos uma linha pautada na qualidade. Afinal, dentre as inúmeras opções disponíveis nas prateleiras, o cliente escolher pela marca própria, se traduz em uma relação de confiança. O mix vai do básico ao sofisticado e atende às diferentes necessidades das famílias”, afirma.

De acordo com o executivo, os clientes são atraídos por conta da relação custo-benefício propiciada pelos itens de marca própria: "qualidade equivalente às líderes e preços até 15% mais baratos do que os das marcas tradicionais". "Realizamos grandes negociações e temos a projeção de vendas do ano. Desta forma, conseguimos melhorar a margem, reduzir os custos operacionais e garantir preços competitivos. Quem sai ganhando é o bolso do cliente, que leva para casa produtos que apresentem os atributos de qualidade desejados na hora da compra”, garante Arruiz. Um dos destaques deste ano é a  água de coco Bretas, que já representa 80% das vendas da categoria.

Na Coop, vendas crescem quase 50%

Com 32 supermercados na Grande SP e interior paulista, a Coop comemora vendas em alta na sua linha de marca própria. Em média, o crescimento no mês de abril foi de 47,5% na comparação com o quarto mês de 2019. Em algumas categorias, no entanto, o avanço foi ainda mais expressivo. É o caso, por exemplo, de arroz (147,88%), embutidos para feijoada (132,91%), ovos (79,35%), sucos (70,9%) e papel higiênico (61,52%). 

“O período de isolamento social provocou considerável aumento nas vendas de vários produtos. Porém, a marca própria apresenta um crescimento superior porque o maior consumo nas residências faz com que os consumidores busquem alternativas mais econômicas sem abrir mão da qualidade. E esta é uma característica dos produtos MP, que oferecem qualidade similar às marcas líderes e mais consumidas habitualmente, com preço mais competitivo, tornando-se um excelente custo benefício”, analisa Eder Fernandes, gerente comercial.

Diante dos bons resultados, a cooperativa de consumo fortaleceu seu portfólio de marcas próprias com lançamentos como o Azeite Extra Virgem Espanhol Coop. Em breve, outra novidade será o leite UHT nas versões integral, desnatado e semidesnatado, além de novas versões de ração para gatos e açaí congelado. Atualmente, a Coop estampa sua marca em produtos de 67 categorias, o que envolve 369 itens em linha. Conta, ainda, com a marca Delícias da Coop, presente em 16 categorias e com um total de 649 SKUs em linha de produção.

As informações são do SA Varejo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint