Mapa e Anvisa destacam que consumo de leite é seguro
Para acabar com as dúvidas sobre o consumo de leite do tipo UAT/UHT e pasteurizado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceram que as substâncias químicas encontradas no leite mineiro não oferecem riscos à saúde porque as quantidades são muito baixas. Mas independente disso, a Anvisa já efetuou a interdição cautelar dos produtos identificados com problemas, recolhendo-os para análise.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Além disso, comunicaram que os incidentes registrados em Minas Gerais na semana passada representaram uma fraude e caráter econômico, cujos envolvidos estão respondendo a inquérito criminal e administrativo.
E, ainda, consideram as adulterações e fraudes inaceitáveis, principalmente quando envolvem alimentos. "Além de violação da legislação, ambas se caracterizam em uma afronta aos direitos básicos do consumidor, prejudicando também mais de um milhão de produtores de leite".
Para evitar novas fraudes, o Mapa alterou a forma de efetuar a inspeção pelos fiscais federais agropecuários nas empresas e reforçar o controle da qualidade do leite.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Mapa, a população pode estar segura de que todas as medidas de inspeção e fiscalização, visando a assegurar a oferta de produtos íntegros e de padrões de qualidade nutricional e de inocuidade, estão sendo desenvolvidas em ação conjunta pelo Mapa e Anvisa.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

OUTRO - TOCANTINS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 05/11/2007
E agora? A "elaborada notícia" de que o leite brasileiro é seguro não passa de uma nota curta, serviço de utilidade pública?
Falamos de um segmento oneroso, difícil, que tem históricos instáveis de mercado, registrando quedas de preços de 48% em alguns produtos.
Pois bem, entrada de safra - período por si só complicado - e destruíram a imagem de produto saudável que o leite trazia consigo. Fica a pergunta: Quem vai reconstruir??
Miguel Maia Lopes
Consultor

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 04/11/2007

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/11/2007

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/11/2007
Isto é bom para indústrias que trabalham honestamente, e previne o que está ocorrendo agora, um setor todo pagando um preço por causa da falta de conformidade de algumas.
Jaime Brum