ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manutenção da microbiota: como a boa saúde intestinal poderia combater o Covid-19

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma microbiota intestinal saudável é crucial para montar uma resposta ao coronavírus, diz um especialista em saúde pública, que também detalha seu papel na prevenção de reações exageradas do sistema imunológico, que podem danificar os pulmões.

O professor Tim Spector destaca pesquisas recentes que mostram o papel da microbiota intestinal na resposta corpo à infecção, bem como seu papel na prevenção, não apenas de danos nos pulmões, mas também em outros órgãos vitais.

"Essas respostas imunes excessivas podem causar insuficiência respiratória e morte", diz o professor Spector, que trabalha como epidemiologista genético no King's College London. "É também por isso que devemos falar sobre “apoiar” em vez de “impulsionar” o sistema imunológico, pois uma resposta imune hiperativa pode ser tão arriscada quanto uma doença."

Microbiota e inflamação

Escrevendo no The Conversation, o professor Spector diz que, embora os detalhes mais refinados da microbiota intestinal e as interações do sistema imunológico não sejam totalmente compreendidos, pode haver um vínculo entre a composição da microbiota e a inflamação — uma das características da resposta imune.

Ele também ressalta que as bactérias intestinais produzem muitos produtos químicos benéficos e também ativam a vitamina A nos alimentos, o que ajuda a regular o sistema imunológico.

Aqui, os cientistas descobriram que a microbiota intestinal parecia regular o sistema imunológico do hospedeiro, de modo que, em vez de o sistema de defesa atacar bactérias úteis, as bactérias poderiam coexistir pacificamente com as células de defesa.

A equipe descobriu que as bactérias moderam os níveis ativos de vitamina A no intestino, protegendo a microbiota de uma resposta imune exarcebada.

O professor Spector também pensa que, em vez de tomar suplementos — que alegam "impulsionar o sistema imunológico" sem evidências científicas —, os alimentos que você come têm um grande impacto na variedade e no tipo de microrganismos no intestino. "Uma microbiota diversa é uma microbiota saudável, contendo muitas espécies diferentes que desempenham seu papel em imunidade e saúde", acrescenta ele. "A diversidade da microbiota diminui à medida que você envelhece, o que pode ajudar a explicar algumas das mudanças nas respostas imunológicas relacionadas à idade, por isso é ainda mais necessário manter a microbiota saudável ao longo da vida".

Fortalecendo o sistema imunológico

Com a notícia de que a vacina para Covid-19 não é esperada por cerca de um ano, as pessoas estão buscando aumentar as defesas por dentro, fortalecendo o sistema imunológico.

O professor Spector escreve que a melhor maneira de aumentar a diversidade da microbiota é ingerindo uma grande variedade de alimentos ricos em plantas, como os encontrados em uma dieta mediterrânea.

Também é útil o consumo de iogurte natural e queijos artesanais, que contêm microrganismos vivos (probióticos). Outra fonte de probióticos naturais são bebidas ricas em bactérias e leveduras, como kefir (leite fermentado) ou kombucha (chá fermentado).

Alimentos fermentados à base de vegetais, como o kimchi coreano (e o chucrute alemão) são outra boa opção.

"Quer você esteja comprando para si mesmo, sua família ou parentes ou amigos idosos, a escolha de alimentos que mantenham a microbiota intestinal saudável é muito mais importante do que estocar papel higiênico", diz o professor Spector. “Gerenciar sua saúde mental, permanecer fisicamente ativo e dormir o suficiente também ajudará a manter seu sistema imunológico em boa forma. E não se esqueça de lavar as mãos!”

As informações são do NutraIngredients.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures