Os adoradores de queijos podem ficar mais sossegados: uma nova pesquisa feita na Austrália mostrou que os queijos influenciam de forma diferente da manteiga no nível de colesterol. Desta forma, as pessoas podem comer queijos sem prejudicar os níveis de colesterol sangüíneo.
Catorze homens e cinco mulheres com colesterol moderadamente aumentado fizeram parte do estudo do Instituto de Pesquisa Baker Heart, recentemente publicada no European Journal of Clinical Nutrition. Durante quatro semanas eles consumiram 120 gramas de queijo cheddar maduro por dia, e, em mais quatro semanas, 49 gramas de manteiga por dia. Os pesquisadores descobriram que o consumo da manteiga aumentou o nível de colesterol, enquanto o do queijo não teve este efeito.
A explicação levantada por pesquisadores para elucidar o por que da mesma quantidade de gordura do leite ter diferentes efeitos, estando na manteiga ou no queijo, explica-se pelo processo de fermentação, o tipo de glóbulos de gordura ou algum composto não identificado que reduz o colesterol dos queijos podem ser os responsáveis.
Outras pesquisas recentes já tinham mostrado que o consumo de queijos não leva ao aumento do nível de colesterol do sangue.
Fonte: Dairy Austrália, adaptado por Equipe MilkPoint
Manteiga e queijos têm efeitos diferentes no nível de colesterol
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.