FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

PE: mais de 40 tipos de queijos artesanais são produzidos em laticínio

Localizado entre as cidades de Gravatá e Pombos, o laticínio Campo da Serra produz cerca de 40 tipos de queijos artesanais frescos e maturados há mais de 21 anos. A paixão pelo leite foi o que motivou a fundadora e responsável técnica Vitória Barros a fazer um tour para conhecer mais de mil variedades de queijos em países como França, Holanda, Itália e locais do Brasil como Minas Gerais.

Para Vitória, a cultura do queijo é a cultura do amor: o leite é visto como divindade e o queijo, como organismo vivo. Os queijos artesanais são produzidos a base de leite de cabra e de vaca. "Me apaixonei como amor à primeira vista quando fui para Minas Gerais para padronizar o queijo coalho e me apaixonei pelos lactobacilos. Como são eles que fazem tudo no queijo, fui conhecer todas as variedades", relembrou.

De acordo com a produtora, o leite precisa ser de qualidade para que o queijo fique bom. Os fornecedores do laticínio ficam próximos da queijaria. Após a coleta do leite, é feita uma análise da qualidade e só depois da aprovação a bebida é colocada nos tanques de resfriamento para processar em 12 horas ou no mesmo dia.

Os queijos frescos são vendidos um dia após a produção. Os outros, maturados, chegam a ficar até três anos descansando. Dependendo do tipo, quanto mais velho, melhor. Uma das estrelas do espaço é o queijo do reino, principalmente nesta época do ano. Este tipo de queijo precisa ser maturado por no mínimo três meses. A empresa já colocou à venda queijos com um ano de maturação. Há ainda queijos morbier e morbier vinho, que são ótimos para decorar tábuas de frios, entre outros tipos.

As informações são do NE10 INTERIOR.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.