Maior cooperativa britânica anuncia reestruturação

A criação de duas divisões, juntamente com a perda de quase um terço de seus 2,2 mil empregados, faz parte do plano de revisão da maior cooperativa de lácteos do Reino Unido, <i>Dairy Farmers of Britain (DFB)</i>, anunciado no final de novembro. A cooperativa também disse que cortaria o preço ao produtor em 2 centavos (2,96 centavos de dólar) por litro entregue de 1º de novembro em diante.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A criação de duas divisões, juntamente com a perda de quase um terço de seus 2,2 mil empregados, faz parte do plano de revisão da maior cooperativa de lácteos do Reino Unido, Dairy Farmers of Britain (DFB), anunciado no final de novembro. A cooperativa também disse que cortaria o preço ao produtor em 2 centavos (2,96 centavos de dólar) por litro entregue de 1º de novembro em diante.

A cooperativa começou a fazer consultas sobre uma massiva reestruturação envolvendo o fechamento ou racionalização de alguns estabelecimentos leiteiros e a criação de duas divisões administradas de forma autônoma - "leite fluido" e "abastecimento de leite e queijos". O objetivo é restaurar a lucratividade geral no próximo ano fiscal, com a DFB admitindo que, apesar dos investimentos feitos na melhoria dos negócios, não foi possível obter retornos aceitáveis dentro da divisão de leite fluido - sem uma mudança de ampla escala.

"Em curto prazo, isso teve efeitos adversos no desempenho geral do negócio", disse a cooperativa. "A DFB está comprometida em administrar este processo de reestruturação profissional, sendo que este poderá resultar na perda de até 640 empregos de um total de 2,2 mil funcionários. Reconhecemos que este anúncio tem um impacto para nossos funcionários em um momento difícil".

O diretor executivo da cooperativa, Andrew Cooksey, disse que apesar da dificuldade, é necessário remover custos e estimou que essa proposta de reestruturação levará à remoção de cerca de um terço dos custos da cooperativa.

Com relação ao preço do leite, Cooksey disse que a decisão foi tomada como resultado de uma pressão de baixa no mercado e questões fundamentais de performance no negócio. Ele disse que os preços de produtos lácteos caíram quase pela metade nos últimos doze meses e os preços dos insumos e os custos com energia estão em níveis sem precedentes, enquanto o volume de produção continua declinando.

Em 09/12/08 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,48212
0,67471 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

A reportagem é do Farmers Guardian, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?