Longa vida no Paraná deverá continuar com mesmo valor no varejo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O preço do leite longa vida pago pelo consumidor não deverá subir no Paraná, apesar do decreto assinado nesta semana pelo governador Roberto Requião, que pretende evitar que produtores de leite longa vida de outros estados vendam seu produto com vantagens tributárias sobre a indústria paranaense. A estimativa foi feita ontem (26) por industriais do setor, pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

A possibilidade de aumento dos preços decorre do fato de o decreto acabar com a concorrência gerada pelos produtores de outros estados que, por terem incentivos tributários, vendiam mais barato e forçavam as empresas locais a reduzir suas tabelas. Nos últimos dias, algumas marcas de fora podiam ser encontradas a R$ 0,89 o litro nas prateleiras de supermercados.

Para o assessor da presidência da Faep, Carlos Albuquerque, o decreto, que não reconhece benefícios fiscais oferecidos por outros estados, tornou o leite vendido no Paraná tão competitivo quanto o de outros estados. "As empresas varejistas não terão mais a vantagem que tinham lá fora na hora da comprar e a concorrência agora é de igual para igual".

Com a medida, o supermercado ou outra empresa que comprar fora do estado terá crédito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) igual ao imposto recolhido no estado de origem. De acordo com o agrônomo da Ocepar, Nélson Costa, se lá fora a alíquota é 1%, o comprador não poderá mais se creditar da alíquota de 12% (para operações interestaduais), como acontecia desde setembro. Já, se comprar da indústria paranaense, poderá se creditar de 7%, que é o valor da alíquota interna para o leite longa vida no Paraná.

"A partir do decreto, se o varejo comprar o leite de outros estados poderá ter um custo maior por causa da desvantagem tributária e o preço do produto para o consumidor poderá ser maior, mas a expectativa é que o varejo se volte aos produtores do Paraná, que terá as mesmas vantagens". Sem contar que o comprador terá menos custos com frete.

O presidente da Cooperativa Sudcoop, de Marechal Cândido Rondon, que produz o leite Frimesa, Valter Vanzella, disse que a medida permitirá que a indústria volte a produzir mais 30% de leite longa vida. Desde agosto, a Sudcoop reduziu a produção de 380 mil para 200 mil litros por dia. "Estávamos vendendo leite cru para outros estados", afirmou. Na época, a indústria ameaçou a mudar parte da produção para São Paulo.

Vanzella garantiu, no entanto, que nada mudará para o consumidor. "O preço para o varejo deve continuar o mesmo". Cerca de 60% dos 2,3 bilhões de litros de leite produzidos anualmente no Paraná são destinados ao longa vida.

Fonte: Gazeta do Povo/PR (por Deise Campos), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?