Estudo da ACNielsen apontou que os produtos de marca própria ampliaram em 5,2% seu faturamento no varejo entre agosto de 2005 e julho deste ano, na comparação com o mesmo período anterior, chegando a R$ 1,4 bilhão.
Presentes em 12 milhões de lares, eles concorrem diretamente com marcas líderes em 20% das categorias. Entre as quais o leite longa vida, a primeira do ranking das mais vendidas, registrou faturamento de R$ 131,6 milhões.
Segundo a gerente de contas da ACNielsen, Letícia Silva, o Nordeste, com 8% dos lares, e o Sul, com 9%, são grandes oportunidades de expansão das marcas próprias.
Segundo reportagem de Valéria Serpa Leite para a Gazeta Mercantil, o desempenho das marcas próprias no Brasil, no entanto, está longe até mesmo de seus pares na América do Sul. As marcas próprias da Argentina, por exemplo, têm participação no faturamento de 9,8%, seguida do Chile, 6,2%; Colômbia, 5,5%; e México, 5,3%.
Na Suíça, 49% da receita do varejo provém de marcas próprias. Na Bélgica, 42,5%, no Reino Unido, 41,8% e na Alemanha, 40,6%. Nos Estados Unidos, a participação é de 15,4%. No mercado norte-americano, o faturamento das 12 maiores categorias de produtos ultrapassa US$ 1 bilhão por ano cada. O leite, por exemplo, fatura anualmente US$ 8,2 bilhões.
Longa Vida lidera ranking de marcas próprias
Estudo da ACNielsen apontou que os produtos de marca própria ampliaram em 5,2% seu faturamento no varejo entre agosto de 2005 e julho deste ano, na comparação com o mesmo período anterior, chegando a R$ 1,4 bilhão.
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