Com a escassez do leite longa vida, a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) está prevendo um aumento de 5% a 10% no preço ao consumidor. Mas a alta já é sentida em algumas lojas.
"Parece pouco, mas é mais do que a inflação do ano passado inteiro", avaliou o presidente da Abras, Sussumu Honda. Em 2006, a inflação oficial do país ficou em 3,14%, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Algumas redes varejistas já compraram o produto mais caro da indústria em março e isso já se reflete nas prateleiras: no Carrefour, a caixinha do leite já está, em média, 6% mais cara. No Wal-Mart o aumento deve acontecer nas próximas semanas.
"O preço subiu porque a procura pelo produto está forte", acredita o presidente da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Nelson Muniz. No início do mês, segundo ele, a indústria vendeu o leite para os pontos de venda, em média, 10% a 15% mais caro.
Para a indústria, o problema é que a produção de leite decepcionou no ano passado, o que fez do produto um artigo disputado no mercado. Para varejistas, o problema é a diminuição da produção de leite na Austrália e na Nova Zelândia, que abriu mercado para as exportações dos produtores brasileiros.
A dificuldade para explicar as causas do aumento vem da peculiaridade do mercado. "É um produto que vende muito e não dá para fazer estoque. A indústria tem que captar o leite em um dia e no outro já embalar e sair para o consumidor", disse Honda em reportagem do Paraná On Line.
Longa vida já está mais caro nas prateleiras
Com a escassez do leite longa vida, a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) está prevendo um aumento de 5% a 10% no preço ao consumidor. Mas a alta já é sentida em algumas lojas.
Publicado por: MilkPoint
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