ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Livro 'Yogurt in Health and Disease Prevention' é lançado e conta com a participação de pesquisadores brasileiros

POR ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
''Acaba de ser lançado o livro "Yogurt in Health and Disease Prevention" editado pelo Dr. Nagendra P. Shah da University of Hong Kong.

Yogurt in Health and Disease Prevention

O livro trata da redescoberta e revalorização do iogurte nas últimas décadas especialmente pelos benefícios saúde vinculados ao seu consumo regular. Mas além dos aspectos relacionados à saudabilidade e bem-estar, o aumento do consumo do produto (de cerca de 10% no mercado mundial) também se deve às inovações de mercado e gourmetização de algumas de suas versões.

Na indústria laticinista as vantagens relacionadas à produção de iogurtes e demais leites fermentados estão relacionados com sua conveniente plataforma de produção que permite aproveitamento total ou quase total dos componentes do leite e inclusão de ingredientes que aumentam seu valor agregado. Tendências deste mercado apontam emprego de culturas probióticas e prebióticas, aumento do percentual de proteína, adição de ácidos graxos funcionais e de nozes e castanhas, entre outros.

O conteúdo foi idealizado para aportar informações úteis para médicos, nutricionistas e demais profissionais que trabalham com saúde pública, indústria de alimentos, com políticas públicas e aqueles que se dedicam ao marketing e economia. O Dr. Shah, editor da obra, agrupou 30 autores de diversos países, entre eles EUA, Canadá, Austrália, UK, Irlanda, Hong Kong, Índia, Turquia, Irã, Itália, Finlândia, Espanha, Bulgária, Brasil, Gana, Tailândia, Vietnam, Holanda, Dinamarca e Suíça.

O livro também apresenta capítulos específicos onde são apresentados o conceito de iogurte em diversos países, sendo um capítulo destinado para os iogurtes no Brasil.

Seu conteúdo foi agrupado em 5 seções:

1) Yogurt from lab to table (Iogurte do laboratório até a mesa);
2) Yogurt additives and reformulation (Aditivos e reformulação de iogurte);
3) Yogurt around the world (Iogurte ao redor do mundo);
4) Important micronutrient and biotic components of yogurts (Importantes micronutrientes e componentes bioativos em iogurte);
5) Yogurt and human health (Iogurte e saúde humana).

Destaca-se que dos 30 colaboradores, 19 coautores de capítulos são brasileiros, os quais participaram de 3 capítulos diferentes:

Capítulo 14 - Symbiotic yogurt and the elderly - Iogurtes simbióticos para idosos
Capítulo 19 - Brazilian yogurt-like products - Produtos tipo iogurte no Brasil
Capítulo 28 - Role of yogurt in the nutrition and health of children and adolescents - Papel do iogurte na nutrição e saúde de crianças e adolescentes.


Por fim, deixamos o comentário que o Dr. Shah veio a primeira vez ao Brasil em 2008 para participar de um simpósio internacional de probióticos e prebióticos em lácteos no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). E a partir de então, estabeleceu um laço de amizade e ciência com diversos pesquisadores brasileiros.

Fica a recomendação de uma boa leitura acompanhada de um bom iogurte! Saúde!

Para adquirir o livro, clique aqui
 

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint