![]() | Leovegildo Lopes de MatosEngenheiro Agrônomo e MS em Zootecnia, pela Universidade Federal de Viçosa, PhD pela Cornell University, New York, USA. Pesquisador da Embrapa desde 1974, na Embrapa Gado de Leite, em Cel. Pacheco, desde 1976 e atualmente é Gerente do Núcleo Sul de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro, em Londrina, PR. |
Cargo atual: Gerente do Núcleo Sul de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro da Embrapa Gado de Leite, em Londrina, Paraná.
Formação: Engenheiro Agrônomo e MS em Zootecnia, pela UFV e PhD em Nutrição de Ruminantes, pela Cornell University, USA.
Maior Realização: Ter contribuído para mostrar o grande potencial de produção das nossas pastagens, ter trabalhado com um grande número de técnicos e produtores na divulgação de experiências que têm permitido viabilizar nossa pecuária leiteira e melhorar o padrão de vida dos nossos produtores.
O que espera realizar: continuar trabalhando para quebrar antigos tabus e paradigmas que sempre serviram de embasamento técnico para o setor leiteiro, atendendo aos interesses econômicos de alguns poucos, em detrimento da sustentabilidade da grande maioria dos nossos produtores. Fazer com que nossos produtores passem a acreditar no grande negócio que o leite pode ser para eles e que, com dedicação, possam enxergar na atividade leiteira o caminho para um padrão de vida difícil de ser alcançado com outras atividades rurais.
Livros que recomenda: Seriam três livros que basicamente discutem as políticas perversas de "ajuda-intervencionista" que os países da faixa tropical sempre tiveram dos países do Hemisfério Norte: Food First: Beyond the Mith of Scarcity, de Frances Moore Lappé, Joseph Collins & Cary Fowler; Confissões de um Assassino Econômico, de John Perkins e O Terceiro Mundo não é Assim: Está Assim, do saudoso Professor Carneiro Viana.
Empresa que admira: A EMBRAPA, que sempre foi minha casa, minha família e minha vida.
Personalidade que Admira: Rúbens Ricupero, enciclopédia viva, economista, diplomata e grande estrategista.
Dica de Sucesso: Para os nossos pecuaristas: "Procure ser um exímio produtor de forragem: leite e carne virão como conseqüência".
Frase ou ditado preferido: Para nossa comunidade científica e para nossas instituições de fomento à pesquisa, uma frase do matemático, físico e filósofo Henri Poincaré: "Ciência se faz com fatos (dados), assim como uma casa se faz com pedras. Um monte de pedras não é uma casa, da mesma forma que um monte de dados não é ciência".
Personalidade de destaque no setor: Prof. Fernando Enrique Madalena, da Escola de Veterinária da UFMG, grande defensor dos interesses da pecuária genuinamente brasileira e tropical.
O que está melhorando no setor: a eficiência produtiva, com a adoção de tecnologias que tem possibilitado a viabilização econômica dos nossos produtores, com expansão da nossa fronteira pecuária e o grande avanço, já alcançado, na melhoria da qualidade do leite brasileiro.
O que falta no setor: Organização dos nossos produtores, com o resgate do espírito e da prática do verdadeiro cooperativismo, com muita seriedade, competência e gestão profissional.
Quem gostaria de ver nessa seção: Polan Lacki (http://www.polanlacki.com.br), extensionista renomado, agora educador, que tem lutado por uma nova postura dos nossos agropecuaristas, por uma nova filosofia de trabalho para os nossos técnicos, dirigentes e formadores de opnião e por uma nova educação para nossos jovens do meio rural.
Visão de Futuro: Vejo nosso futuro sendo construído com o crescimento contínuo e acelerado do agronegócio brasileiro. O Brasil, como o grande fornecedor de alimentos de alta qualidade, de forma a atender as demandas dos diferentes mercados importadores e dos nossos próprios consumidores.
O MilkPoint para você: A grande referência para o setor leiteiro e "O" ambiente democrático para exposição e discussão de idéias.

