![]() | Leonardo Moura VilelaLeonardo Vilela surgiu para o setor leiteiro nacional na década de 90, sendo um dos articuladores do grande crescimento e do destaque obtidos pela produção de leite em Goiás, colocando o estado na segunda posição, atrás somente de Minas Gerais. Depois de sua atuação junto a Federação da Agricultura de Goiás durante boa parte da década, Leonardo foi Secretário da Agricultura e de Infra-Estrutura do estado, sendo hoje deputado federal, mantendo sua estreita ligação com o leite através da participação ativa nas demandas políticas do setor. |
Formação: Medicina (UFMG)
Cargo atual: Deputado federal - foi secretário de Agricultura (1999-2001) e de Infra-Estrutura (2005) de Goiás e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (1992-1998), na comissão do leite.
Maior realização: No setor do leite, ter participado ativamente para organizar os produtores e reduzir distorções no mercado nacional e internacional, fazendo com que Goiás passasse do quinto para o segundo lugar em produção.
O que espera realizar: Consolidar nossas conquistas, ampliar o mercado interno para os produtos agropecuários e fazer com que o Brasil confirme sua vocação de maior produtor e exportador de alimentos do mundo, inclusive de leite.
Livro que recomenda: Entre os recentes, "Jamais ceder", uma coletânea de discursos de Winston Churchill.
Empresa que admira: Itambé.
Personalidade que admira: José Irineu Cabral, fundador e primeiro presidente da Embrapa.
Dica de sucesso: Conhecimento, trabalho e perseverança.
Alguma frase ou ditado preferido? "O homem é do tamanho do seu sonho", Fernando Pessoa
Personalidade de destaque no setor: Vidal Pedroso de Faria.
O que esta melhorando no setor: Qualidade do leite e a mobilização política.
O que falta no setor: O maior problema é de ordem macroeconômica. Nosso país cresce a índices irrisórios e sem aumento da renda, não há aumento de consumo de leite. Além disso, uma política específica para a exportação de lácteos brasileiros para todo o mundo.
Quem gostaria de ver nessa seção: João Bosco Umbelino dos Santos, ex-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás.
Visão do futuro: Somos um povo com grande vocação produtiva em um país com recursos naturais invejáveis. O que o Brasil será no futuro - e eu sonho com um grande País - dependerá muito da classe política que elegeremos daqui em diante. Precisamos de políticos compromissados com essa visão.
O MilkPoint para você: É uma leitura obrigatória. Trata-se de uma excelente idéia, colocada em prática de forma magistral, com muito profissionalismo e competência. Sou um fã desde os primeiros cliques.

