ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: "Qual a forragem mais indicada para o meu caso?"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

3
0


O leitor Bruno Garcia Alves, de São Gotardo/MG, possui uma propriedade de 13,08 ha, em terra de baixada, com uma altitude de, aproximadamente, 1100 metros e com qualidade considerada de cultura.

Ele diz que 10 ha da propriedade possibilitam a utilização de trator, o clima é tropical temperado, e o índice pluviométrico da região é de 1400 mm anual, com temperatura média de 21°C.

O proprietário possui uma média de 30 mil litros de água por dia disponível para irrigação e deseja iniciar um projeto de produção de leite. Porém, ele diz que, em sua região, não existem fazendas irrigadas.

Dessa forma, Bruno nos enviou o seguinte questionamento:

Qual a forragem é mais indicada para o meu caso e quantos piquetes devo fazer, sendo que fora os locais de manejo do gado como galpão e currais seria mais ou menos 10 ha? Quantos animais eu posso colocar em cada piquete para passar todo o ano?

Você poderia ajudá-lo?

Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LÁZARO SAMIR ABRANTES RASLAN

ECOPORANGA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/08/2014

Bom dia Bruno!



Sou Zootecnista e extensionista do Incaper e técnico do Balde cheio.



O primeiro passo a ser dado é procurar um profissional na sua região para fazer um diagnóstico da sua propriedade e depois planejar as ações a serem feitas para conseguir atingir seus objetivos e estruturar sua propriedade.



Inicialmente, pelo volume de água que sitou, não basta para determinar se tem potencial hídrico para irrigar a pastagem. É preciso ver a vazão, distancia do transformador e sua potência. recomendo avaliar com alguma empresa da região e ver com o técnico se o projeto é viável economicamente.



Pela pluviometria citada tem possibilidade de trabalhar com sequeiro e explorar bem sua área e planejar as adubações estratégicas no início e final do período chuvoso, e o mais importante, manter uma ideal altura de resíduo da gramínea a ser trabalhada. Deverá planejar área irrigada para o melhor lote em lactação e se possível para o pré parto. Inicialmente o primeiro passo é fazer análise de solo, fazer correções se necessário com calcário e posteriormente a adubação com fósforo, potássio e nitrogenada.



A gramínea, como falo para os produtores que atendo, vai depender do manejo que adota na sua propriedade. É o senhor que trabalha na propriedade ou vai ficar para funcionários o manejo?  Está sempre na propriedade? Qualidade dos seus animais?Tem produção constante e volumosa de matéria orgânica? Onde quer chegar? Pagam por qualidade do leite?



Com relação aos animais, enquanto não dar-lhes possibilidades de expressarem a genética que possuem através de uma alimentação balanceada e estrutura adequada não poderá determinar quem é o culpado se é o Senhor ou as vacas. Mas, assim que ter as condições e as mesmas poderem ser avaliadas terá a possibilidade de identificá-las e fazer a seleção e se preciso fazer o descarte estratégico que possibilitará investir mais na propriedade e ajustar o manejo, alimentação e a estrutura física da sua propriedade.



O mercado de leite está atraente, porém o sucesso dependerá dos produtores que planejarem bem suas ações e conseguirem produzir mais com menor custo. Investir em pastagem é um passo muito importante para isso, pois tendo uma forragem de maior qualidade e volume consequentemente usará menos concentrado para balancear a dieta do animal o que implicará em menor gasto e menor custo com alimentação, que corresponde quase 30 % dos gastos variáveis. Por mais que gaste inicialmente com a adubação isso possibilitará que consiga maior quantidade de animal por área e maior produção por ha, o que melhora os resultados zootécnicos e torna sua propriedade mais produtiva e sustentável.



Qualquer coisa pode entrar em contato:



e-mail: lazaroraslan@yahoo.com.br

celular: 27 99783 - 9336

Incaper: 27 3755 - 1836



Abraço e sucesso na sua jornada. Espero que sua propriedade se torne justa e perfeita.
WELLINGTON CAETANO DA SILVA

SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MINAS GERAIS - ZOOTECNISTA

EM 17/08/2014

Olá Bruno... Sou muito grato em ver que meus conterraneos estão sempre em busca de novidades para produzir leite. Tenho um grande prazer em ver que estamos um pouco mais unidos, temos um pouco mais de necessidade em produzir com qualidade e com custo baixo. Pelo que eu li sobre você, e pelo que eu conheço de nossos solos, teremos facilidade em trabalhar com produção de leite.



Temos trabalhado com varias espécies forrageiras, dentre elas a que melhor tenho resultado em nossa região foi o mombaça e o Tifton, porem, para implantar um sistema de pastejo rotacionado, deveremos ter em mãos uma analise de solo, saber com precisão o que há de fertilidade no seu solo. Não devemos " dar um tiro no escuro", pois podemos perder muito com isso.



Em relação a divisão da pastagem em piquetes, o numero de piquetes varia de acordo com a forrageira que você irá usar. Para mombaça estou trabalhando com 28 piquetes e com o tifton 19. Estou obtendo resultados muito bons, chegando a colocar 12 vacas no mombaça e 18 no tifton. Mas para fazer um negócio bem feito, peço que entre em contato com o pessoal do BALDE CHEIO de nossa região, para que possam te auxiliar melhor. Ou então entre em contato comigo para que possamos conversar melhor, tambemm sou técnico do projeto.



Peço que envie email para: wellingtonzootecnico@hotmail.com
DANIEL RIBEIRO CAETANO

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/08/2014

Boa noite Bruno.

Gosto muito de Mombaça , pois  produz bastante matéria seca e tem boa qualidade quando bem manejada.

Indico fazer 25 piquetes de aproximadamente 400 metros cada.

No tempo das águas, com boa adubação aguenta em torno de 50 vacas de aproximadamente 500 kgs.

Boa sorte.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures