ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

LEITE/CEPEA: Queda expressiva de preços marca último mês do ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2013

3 MIN DE LEITURA

30
0
O preço médio do leite pago ao produtor encerra o ano com forte queda, confirmando expectativas de agentes do mercado. A pressão continua vindo da demanda enfraquecida e do aumento na captação de leite em praticamente todos os estados acompanhados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, exceto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em dezembro, o preço médio bruto nacional (“média Brasil”) pago ao produtor (que inclui frete e impostos) foi de R$ 1,0416/litro, forte redução de 5,4% (ou de 5,9 centavos) em relação a novembro. O preço líquido médio (sem frete e impostos) caiu 5,8%, passando para R$ 0,9602/litro. Estas médias, calculadas pelo Cepea, são ponderadas pelo volume captado em outubro nos estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA.

Apesar das quedas de preços, os patamares continuam elevados se comparados aos do ano passado. A média de dezembro/13 supera em 11,09% a de dez/12, de R$ 0,9376/l, em termos reais. Se considerado todo o ano passado, quando o preço médio foi de R$ 0,9332/l, a valorização é de 10,48% - a média de 2013 é de R$ 1,0310/l.

Considerado um ano atípico, 2013 registrou aumentos nas cotações do leite em praticamente todos os meses – em agosto, o preço médio foi o maior dos últimos seis anos em termos reais (descontando a inflação do período). O impulso veio principalmente da demanda interna aquecida.

Nos últimos dois meses do ano, as chuvas favoreceram a qualidade das pastagens e o consequente acréscimo na captação de leite, que bateu novo recorde. De outubro para novembro, o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea) aumentou 3,51%, atingindo 167,94. O destaque no período foi para São Paulo, Goiás e Bahia, onde os crescimentos foram de 8,15%, 7,12% e de 6,92%, respectivamente.

Além do clima, diversos produtores de leite realizaram investimentos na propriedade em razão dos altos patamares de preços registrados nos últimos meses, o que contribuiu para elevar ainda mais a oferta disponível atualmente. A maior captação, por sua vez, propiciou o aumento dos estoques em praticamente todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, resultando em menor necessidade de compra por parte das indústrias. Agentes relataram, ainda, a entrada de leite das regiões Sul e Sudeste nos estados do Nordeste, devido ao excesso de matéria-prima.

Segundo indicações de agentes de laticínios/cooperativas consultados pelo Cepea, para o próximo mês, a expectativa é de nova queda nos preços do leite. A maioria dos entrevistados (89,7%), que representa 96,1% do leite amostrado, indica que haverá baixa nos valores em janeiro/14. Outros 10,3% dos agentes, que representam 3,9% do volume amostrado de leite, acreditam em estabilidade. Não houve expectativa de alta para o próximo mês.

No mercado de derivados, as variações também foram negativas, em decorrência dos estoques elevados e do enfraquecimento da demanda por produtos lácteos. Os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados no atacado de São Paulo em dezembro (cotados até o dia 26) fecharam em R$ 2,013/litro e R$ 12,326/kg, respectivamente, 7,62% e 3,47% inferiores às médias de novembro. A pesquisa de derivados do Cepea é realizada diariamente com laticínios e atacadistas e tem o apoio financeiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL).

AO PRODUTOR – Em dezembro, houve queda no preço bruto do leite pago ao produtor em todos os estados acompanhados pelo Cepea. A maior baixa foi registrada em Goiás e Santa Catarina, de 7,23% para ambas as regiões. Em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará, os recuos foram de 6,03%, 4,42%, 4,02% e 2,45%, respectivamente. Para o Ceará, onde o período de chuvas está no início, a cotação foi pressionada principalmente pela entrada de leite do Sudeste do País.

Quanto aos preços, dentre os estados que compõem a “média Brasil”, Minas Gerais teve o maior valor em dezembro, de R$ 1,0635/litro, seguido pela Bahia, com média de R$ 1,0526/litro. São Paulo fechou em R$ 1,0474, Paraná, R$ 1,0432/litro, Santa Catarina, R$ 1,0003/litro e Rio Grande do Sul, 0,9997/litro.

Veja gráficos e tabelas abaixo:

Gráfico 1: ICAP-L/Cepea - Índice de Captação de Leite - NOVEMBRO/13. (Base 100=Junho/2004)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.


Tabela 1. Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores (líquidos) em DEZEMBRO referentes ao leite entregue em NOVEMBRO.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 2. Preços em estados que não estão incluídos na “média nacional” – RJ, MS, ES e CE

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Gráfico 2: Série de preços médios pagos ao produtor - deflacionada pelo IPCA (Nov/13)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

As informações são do CEPEA ESALQ/USP.
 

30

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARLENE O.PINHEIRO

JAGUAPITÃ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/02/2014

Na verdade precisamos de  representante do nosso grupo de produtores  no governo . Precisamos aprender a votar e assim lutar para mudar essa situação. Só teremos força quando nos reunirmos e nos tornarmos um grupo forte, com voz bem alta para que todos nos ouçam... afinal o leite é prioridade na mesa de qualquer brasileiro que tem noção do que é ter boa saúde. PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO...vamos correr atrás ...precisamos nos unir...
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 08/01/2014

Gislei meu caro,



Problema não é somente a ração subir, como também sobem salario, frete, energia, petroleo....isso não abaixa nunca.





O preço pago ao produtor tá chegando ao valor de quando eu produzia e abandonei atividade e olha que faz anos isso heim, salario minimo na época era 500, 00 reais e pouco, hoje já está perto de 800, 00 reais
ANDRÉ LUIZ TEIXEIRA

LORENA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/01/2014

olha eu vou falar uma coisa eu tirava 100 lt dia e não dava fui pra 200 e a mesma coisa e assim foi 350 480 500 e hoje 600 só que eu aprendi quanto mais vc tira maior dor de cabeça vc tem  mais compromisso a pagar  eu vou colocar um boi gir na vaca e passar tirar leite uma vez  é o melhor jeito agora vc que ler isso  e pensar que sou fraco ai vai mais uma meu tio tira 18.000 lt dia vc imagina o tamanho da dor de cabeça  nessa vida omelhor é ssusego  fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
RODRIGO MARTINS DE SOUZA EMEDIATO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/01/2014

Continuação... Tivemos o pior natal dos últimos 11 anos, depois de 10 anos vendemos menos carros... o consumidor está preocupado, 2014 é incerto, a previsão é de terminar o ciclo de queda de desemprego, por isso o preço do leite está caindo.

Final do ano estamos em plena safra do leite, o nosso foco é no Churrasco, Perú, viajar, comer fora de casa, castanha, cereja, etc, fora material escolar e a mordida do governo com IPVA, IPTU, etc.. por isso o leite está caindo.



2012 foi um ano terrível para o produtor: insumos em alta e preço do leite estável, a produção caiu no Brasil, Argentina, Uruguai, em 2013 a seca arruinou a Nova Zelândia, a safra quebrou nos EUA, a China aumentou o consumo de leite externo e o consumidor brasileiro também aumentou o consumo... conclusão: explosão dos preços no mundo inteiro, nunca custou tão caro.



Porém um ciclo do leite terminou, voltou a chover na NZ, a safra nos EUA voltou ao normal, Argentina, Uruguai e Brasil aumentaram a produção. Conclusão: a queda era esperada e quem não está informado, não tem planejamento, não se estruturou para melhorar eficiência, pode passar apertado em 2014.



Nem todos os laticínios são vilões, há produtores que reclamam porque tem laticínios cobrando qualidade. Pessoal: o mundo mudou e eles cobram, mas pagam pela qualidade: porque reclamam? O nome já diz: qualidade, produto bom, você prefere produzir um produto ruim? Então arque com as consequências, pois leite ruim significa vacas ruins, manejo ruim, preço ruim, ineficiência. O mundo inteiro paga por qualidade, agora o Brasil também.



Hoje a qualidade valoriza seu leite, tem gente que ganha R$ 0,14 a mais por litro. Os laticínios precisam de vocês produtores, os mais sérios querem parceiros e não apenas fornecedores: existem diversos planos de fomento, seja para aquisição de insumos, animais, assistência técnica, escolha seu laticínio pelo pacote de benefícios e não apenas pelo preço.



Os produtores reclamam dos laticínios, mas por R$0,01/litro mudam de comprador. E os ganhos indiretos? E as tabelas de qualidade? Os laticínios também tem prejuízos com perdas de volumes de leite repentinas, pois tem contratos a cumprir com os varejistas. Não ajam por impulso: façam as contas, dialoguem.



O pagamento por qualidade veio para fazer o pequeno e médio ganharem voz no meio dos grandes. Antes quem era grande era cobiçado. Hoje ele continua cobiçado, mas o leite de qualidade independente do volume é muito melhor para os laticínios, pensem nisso.

Em 2013 todo mundo precisava de leite, portanto houve uma certa tolerância ao leite de baixa qualidade. Em 2014 será diferente, pois com excesso de leite, os de qualidade terão preferência.



A marolinha do Governo ainda provoca ondas pelo mundo, aqueles que caíram estão se levantando mais fortes e nós que apenas escorregamos estamos na areia movediça... nosso futuro é incerto, 2014 nos dirá.



O mundo precisa de parceiros, na alegria e na tristeza.
RODRIGO MARTINS DE SOUZA EMEDIATO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/01/2014

Tem uma frase que diz: Indignação sem ação, não traz solução.



Já estive dos dois lados da porteira, e isso nos dá uma visão mais ampla da coisa. A formação do preço do leite é mais complexa do que o discutido neste tópico. O mundo mudou e vem mudando constantemente.



Não adianta colocar a culpa nos outros, pois se tem gente tendo prejuízo, tem gente tendo lucro. As ações do governo são as mesmas, as políticas dos laticínios são parecidas, então porque uns tem lucro e outros não?

Estamos fazendo a lição de casa? Sei quanto custa o meu litro de leite? Sou eficiente na minha fazenda? Minhas vacas são produtivas, meu funcionário é treinado, tem folgas regulares? Minha nutrição é balanceada, utilizo produtos de marca idônea? Manejo bem as pastagens? Produzo silagem de qualidade? Faço a manutenção dos meus equipamentos corretamente? Tenho higiene na minha ordenha? Controlo a mastite do rebanho? A reprodução está ok?

Acompanho as informações do mercado? Planejo a minha atividade?



Estamos cansados de ouvir que uma fazenda é uma empresa, então vamos colocar isso em prática. Se a Ford diminuiu as vendas ela pára de produzir por um tempo. Já pensaram se os laticínios parassem de produzir por uns 15 dias? E já viram algum produtor chegar para um vendedor de mineral com dificuldade financeira e dizer: Fulano, desta vez vou lhe pagar 10% a mais do que você está pedindo, pois os seus custos aumentaram e você não está bem das finanças. Acredito que não. Então por que o laticínio teria que fazer?



O leite, infelizmente é uma commoditie e está na cesta básica, portanto o preço é formado pelo mercado e o governo quer que seja sempre o mais barato possível. Então esqueçam o controle de preço, no passado foi feito e nunca o produtor perdeu tanto (a matéria está aqui no milkpoint). Alguém chegou a ver o preço do leite em outros países? Em 2013 o preço do leite do Brasil era o mais caro do mundo, leiam aqui: https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/preco-do-leite-ao-produtor-no-brasil-e-o-mais-alto-83789n.aspx



A verdade é que somos ineficientes, nem no corte somos, quem dirá no leite. Temos volume, não eficiência. Somos eficientes no frango, no suíno, em gado de leite e corte, não.



O leite é cíclico, alguém tinha dúvida de que o leite iria cair no final do ano? Talvez não imaginássemos o tamanho da queda, mas era questão de tempo.



Pessoal, antes de produtor, de "industrializador", somos consumidor, alguém estaria disposto a comprar um litro de leite a 5,00? E um copo de iogurte a 3,00? Pois é, por isso o leite está caindo primeiro no produtor, mas vai chegar ao varejo, o processo e lento, mas chega.



Alguém tem dúvida de que a economia do Brasil está desandando, que a inflação está voltando? pois é, por isso o leite está caindo, pois queijos, iogurtes, requeijão, manteiga, etc não são produtos de primeira necessidade e nós consumidores diminuímos o consumo. Engana-se quem acha que o leite Longa Vida é quem dá lucro ao laticínio, é um mal necessário.
GISMAR SILVA VIEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/01/2014

O momento é deixar mais leite pro bezerro! Pelo menos teremos a oportunidade de recuperar na venda pro  corte, que está bom! O preço do leite voltando para a moeda centavos e o preço da ração subindo todo mês, matematicamente esta conta não irá fechar mesmo! Infelizmente esta atividade é realmente para poucos, mesmo para aqueles que tem paixão. Vai ser apaixonado assim,  deste tanto!!
ANTONIO

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/01/2014

Antigamente elegíamos legítimos representantes nossos,hoje grande maioria dos produtores elegem um grupo de políticos que não estão preocupados com a produção,com os empregos que o agronégócio estimula e sim com esses demagogos que fazem é dar esmolas para as famílias e cobrar em forma de voto, como que isso resolvesse toda a pobreza do país,negligenciando o valor do verdadeiro trabalho e da dignidade do homem do campo.Concordo com a luta pelo preço mínimo,como atenuante da dificuldade de planejamento para nossas propriedades.E senhores produtores, muito cuidado na hora de votar,não esqueçam de observar a plataforma de intenções de seus candidatos.Por um preço de leite mais justo,hoje recebo o litro a 0,82 centavos com promessa de queda.(Lacticíneo de Santa Rita é o que a nossa associação está fornecendo)
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 06/01/2014

'Aqui na nossa região tem laticínios oferecendo leite a R$ 0,85  posto plataforma, tomara que o leite ao produtor não recue tanto, se não haverá muita vaca indo pro abate como ja ocorreu em outras epocas"





Maior tristeza é isso acontecer



Uma vaca produtiva ir para abate





Me lembra aquela musica da vaca que criou os filhos do fazendeiro e depois vendida pro abate, de quem era musica?
GILBERTO ANTONIO DA SILVA

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL

EM 06/01/2014

A producao leiteira esta indo totalmente para os grandes produtores pois os pequenos tao desistindo da atividade por nao conseguir produzir como manda a lei,  entao migram para ascidades deichando o meio rural para os grandes produtores .
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/01/2014

Queda de 0,20 centavos, para dezembro preço a 0,80 para 14000 litros mes
AMARILES GONÇALVES

CAXAMBU - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 04/01/2014

Chamada lei da procura e oferta! -->  Quanto maior a demanda maior o preço, quanto maior os estoques de matéria - prima nas indústrias, menor será seu preço!
LUIZ FLÁVIO VALADARES

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/01/2014

Concordo Thiago Narciso !!! Isso que acontece é falta de união e atitude da maioria e dos grandes produtores/cooperativas, para forçar o governo a ter uma postura de respeito a nós que temos o leite como fonte de renda.


NELSOMAR PEREIRA FONSECA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/01/2014

Qual a produtividade média de nosso rebanho?     A luta e por maiores produções por ha/ano. Este e  o objetivo da pesquisa e da assistência técnica. Todos encontros, palestras etc... passam isto para nós produtores. Podemos (o Brasil)realmente aumentar a produtividade vaca/ha/ano, com esta política e falta de apoio dos governos? Vejam com um pequeno aumento na produção e pequenos investimentos no setor vira esta incerteza, alegando baixa no consumo. Precisamos e de importar menos e apoiar o produtor brasileiro.

Nelsomar Pereira Fonseca.
THIAGO NARCISO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/01/2014

É inaceitável colegas técnicos virem a essa arena de debate falar que o problema do preço do leite é falta de conhecimento técnico. Isso é problema politico!!!!! A inflação aumenta eles tendem a pressionar o setor primário. Isso e lógico, principalmente o setor lacteo, que é desunido, sem organização empresarial e sem política agrícola. É o setor mais fácil. De achatar!!!!! Vamos parar de tampar o sol com a peneira. Nós como técnicos temos a obrigação de unir os produtores, para brigar por uma remuneração justa. Não estou preocupado com laticínio, pois eles são industrias secundarias, nós somos primários e sustentamos a economia desse pais. Chega de abaixar a cabeça!!!!! Política de preço mínimo já!!!!!!
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 03/01/2014

Realmente muito capital empacado pra pouco retorno
JOSÉ ANTÔNIO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2014

      Fazendo um breve histórico,na década de 50, o produtor ficava com 60% a 70% do preço final do leite,o restante era distribuído entre o beneficiamento e a comercialização.

      Com o passar dos anos esses dois setores cresceram a nossas custas,fazendo dunping e etc... e com a ajuda de governos comprometidos com  esses

      Hoje ficamos com menos de 40% do preço final do produto.

      O produtor está agonizando,quando mais produz mais gasta com insumos e menos ganha.

      Só existe uma maneira de fazermos nos respeitar,fazendo uma GREVE GERAL de entrega do nosso produto por um tempo até desabastecer todo o mercado, aí vão dar valor ao que produzimos.

      Precisamos nos organizar e construir esse movimento.

      O produtor rural não sabe a força que tem,precisa se organizar independente de todas essas instituições que não servem para nada. Sem o nosso produto toda o resto  da cadeia sucumbe.
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 03/01/2014

Aqui na nossa região tem laticínios oferecendo leite a R$ 0,85  posto plataforma, tomara que o leite ao produtor não recue tanto, se não haverá muita vaca indo pro abate como ja ocorreu em outras epocas
TOBIAS PEIXOTO LAGE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2014

Queria saber se alguem tem um estudo do percentual de captação de leite de vaca a pasto para podermos afirmar que com a chegada das aguas o preço cai.

O preço do leite sempre foi uma caixa preta por parte dos captadores, e sem nenhum vinculo com o custo de produção. Voce arca com os custos sem saber quanto vai receber.

Esta na hora de mudar esta pratica atraves de um maior dialogo entre produtor e laticinios, cooperativas etc.
THIAGO NARCISO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2014

Sigo o relator André Luiz Teixeira!!!!! Cada vez mais difícil. Ta dando vontade de parar. Muito trabalho para pouco dinheiro. Se eu vender a minha fazenda abro uns 8 pet shopping no Rio de Janeiro e garanto que faturo liquido mais de R$ 150000,00. Me formei em veterinária e cai na besteira de tirar leite. A pressão pela qualidade é forte, a infra estrutura e péssima, os impostos são absurdos. Compramos o resto de soja mais cara que a própria soja. Acho que está na hora de brigarmos por uma política de preço mínimo, pois o nosso produto é perecível e não temos como estocar para balançarmos o mercado de vez em quando. Quem vier aqui e falar que está satisfeito, é maluco, gosta de ganhar pouco ou tem a produção de leite como hobby.
NELSON ROBERTO BARON

BURI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/01/2014

Esta cada vez mais difícil produzir, o preço da ração, farelo de soja, não abaixa como produzir sem alimentar as vacas. O leite entra pela boca,boa alimentação boa produção, sem alimentação adequada temos queda na produção.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures