Segundo os dados publicados pela Leite Brasil/CBCL/Embrapa Gado de Leite/CNA, referentes ao ranking dos 14 maiores laticínios em 2005, o leite spot teve sua participação elevada de 15,1% para 18,1% sobre o total captado pelos laticínios, um aumento de 15% em relação ao leite total processado pelos maiores laticínios.
A quantidade adquirida por essa via aumentou em mais de 310 milhões de litros, ou 35% sobre os 900 milhões adquiridos em 2004, primeiro ano em que o ranking separou a captação direta de produtores da captação de terceiros. Estima-se que, nos anos anteriores, o volume e a participação eram bem menores.
O leite spot é o leite resfriado adquirido entre empresas, em grande parte cooperativas que comercializam para indústrias que farão o processamento final. O leite spot, normalmente negociado a cada quinzena, tem antecipado o preço de leite ao produtor, tanto em momentos de baixa, como de alta. Fonte: MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.