Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e professor da FEA/UFJF, realizou uma análise para a seção Conjuntura, do MilkPoint, sobre a atual crise do setor leiteiro no país. Segundo Martins, na crise atual, é inegável que produtores de leite e indústrias estão perdendo com a queda nos preços, excesso de oferta, entre outros. Já os consumidores estão ganhando, ao consumir lácteos a preços mais baixos.
O IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo é um importante indicador de preços do varejo, ao considerar uma vasta gama de produtos e serviços, refletindo, portanto, o perfil de consumo. Ademais, o IPCA é o índice que o Governo adota para aferir a chamada Meta de Inflação. Martins explica: "à meta de inflação estabelecida convergirão as políticas de juros, de emissão de moedas e de gastos públicos, dentre outras".
O que os dados do IPCA revelam é que o custo de manter as famílias evoluiu continuamente. Porém, um comportamento surpreendente apresentou o grupo Leite e Derivados, em que os preços cresceram do início do ano até maio e junho, quando iniciaram queda vertiginosa até dezembro.
Os dados oficiais demonstram que, entre abril e julho, os derivados lácteos contribuíram positivamente para elevar o custo de vida das famílias, ou seja, puxaram o custo de vida para cima. Já a partir de agosto, a contribuição foi no sentido de segurar a elevação do custo de vida, ou seja, Leite e Derivados puxaram o custo de vida para baixo.
Um fato que chama a atenção é a comparação entre dezembro de 2004 e dezembro de 2005 é que os derivados lácteos ficaram mais baratos em -2,7% para os consumidores. Em resumo, se os gastos com leite e derivados fossem de R$ 1.000,00 em dezembro de 2004, em dezembro de 2005 esse consumidor gastou R$ 970,00 para consumir os mesmos bens e nas mesmas quantidades. Clique aqui para ler o artigo completo.
Leite puxa inflação para baixo no segundo semestre
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.