Leite orgânico é mais nutritivo, diz estudo
Pesquisadores ingleses compararam a qualidade do leite produzido em fazendas orgânicas e convencionais e sugerem que o produto orgânico é mais rico em nutrientes que beneficiam a saúde. Segundo o estudo, o leite produzido por vacas que pastam naturalmente e têm uma dieta à base de feno é mais rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos gordurosos que fazem bem à saúde, como o ômega 3 e o ácido linoleico.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Já sabíamos que a dieta das vacas influencia na qualidade do leite. A diferença dessa pesquisa é que ela demonstra que, em fazendas orgânicas, o pasto e a ingestão de feno são as razões mais importantes para as diferenças entre as composições do leite orgânico e convencional", disse Gillian Butler, que liderou o estudo.
Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram 25 fazendas no Reino Unido em duas áreas distintas - o sul do País de Gales e o nordeste do país. Entre as fazendas, a pesquisa analisou três diferentes tipos de criação: sustentável, orgânica e convencional.
Os pesquisadores coletaram 109 amostras de leite nas 25 fazendas comerciais ao longo de dez meses. O grupo investigou os efeitos das diferenças nas dietas e tipo de criação, na composição nutritiva das amostras. Os resultados apontam que entre as substâncias benéficas que apresentaram maior teor no leite orgânico estavam os ácidos gordurosos linoleico, ômega 3, antioxidantes, vitamina E e carotenóides. Além disso, as amostras de leite orgânico também demonstraram menor nível de ácidos gordurosos considerados nocivos à saúde, como o ômega 6.
O estudo é financiado pela União Européia e faz parte de uma pesquisa, em andamento, sobre a saúde e bem-estar dos animais, qualidade do leite, soluções para reduzir o uso de antibióticos na produção de laticínios.
As informações são da BBC.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SANTA CRUZ DE LA SIERRA - SANTA CRUZ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 27/06/2008
Gostaría parabenizar o representante do Milk Point que dió a palestra en Congir en Araxa. Fue muito interesante.
En el tema de el descredito que viene sufrendo la leite como problema para salud cardiaca, yo gustaría pedir que falen os medicos que pasa con o leite homogeneizada. Yo lei en el libro del Dr. Rex Russel sobre lo grave que se mostraron
las lesiones en venas de jovenes americanos mortos en Vietnam, cuando comparados con os vietnamitas que eran completamente sadíos en las autopsias.
Me interesa muito que Milk point haga un pedido que se verifique si la leite homogeneizada no es un peligro para la salud de todos os que la beben , ya que
al romper el globulo de grasa, permite que pase al torrente sanguíneo direitamente!
Y eso no debería ser así! Peor ainda cuando falamos de crema de leite homogeneizada que se utiliza muito en sorvetes .
Estaré aguardando noticias.
Muito obrigado.
Dra. Ilse Foianini de Bolivia

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 02/06/2008
Trabalho com produção de leite livre de contaminantes a mais de dez anos e sempre ouvi do produtor que o leite fica mais saboroso, que as pessoas voltaram a consumir, ou mesmo os vizinhos que também produzem leite de forma convencional, passam a comprar.
Estou situado no planalto médio do RS e aqui tenho mais de trinta propriedades neste sistema e em estágio de adaptação. Confio no futuro da produção rastreada e livre de contaminantes. O projeto que montamos aqui terá seu auge nos próximos dez anos, será o primeiro arranjo produtivo local com este intuito. Estou preparando com responsabilidade meus produtores para um futuro competitivo de matéria prima de qualidade.
Adriano Echevarne
Med. Veterinário