Os estados que apresentaram maiores elevações de volume comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado foram Amazonas (63,1% de aumento), Piauí (37,3%), Ceará (29,5%), mas que juntos representaram apenas 9,3 milhões de litros a mais nesse trimestre; Santa Catarina (24,9%) e Rio Grande do Sul (22,43%). Considerando os dois últimos estados com significante participação na produção nacional, é importante destacar que Santa Catarina aumentou sua captação em 46,24 milhões de litros, e o Rio Grande do Sul em aproximadamente 96 milhões de litros.
Goiás, embora tenha tido uma variação positiva mais tímida que os estados citados acima (7,5%), aumentou a captação pelos laticínios neste ano em cerca de 38 milhões de litros em comparação ao mesmo período de 2005.
Os estados que apresentaram redução no volume adquirido pelos laticínios foram principalmente São Paulo, que reduziu em 8,3% sua produção, representando um volume de cerca de 48 milhões de litros a menos nesse trimestre em relação a 2005, e Roraima, que, segundo o IBGE, não teve volume captado pelos laticínios até agora neste ano.
Vale ressaltar que esses dados se referem ao volume captado pelos laticínios, e não da produção de leite.
Janeiro apresentou não somente um pico do volume captado pelos laticínios, mas um recorde histórico, com quase 1,5 bilhão de litros. Os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo representaram 54,39% do volume total adquirido.
Veja a seguir as tabelas da quantidade de leite cru ou resfriado adquirido pelos laticínios pesquisados pelo IBGE.
Tabela 1. Quantidade de leite cru ou resfriado adquirido pelos laticínios nos últimos anos, em mil litros.

Tabela 2. Quantidade de leite cru ou resfriado adquirido pelos laticínios por estado brasileiro, em milhões de litros.

Fonte: IBGE
Nota 1: Os dados divulgados são oriundos de estabelecimentos que estão sob inspeção federal, estadual ou municipal
Nota 2: Resultados Preliminares
Elaborado pela Equipe MilkPoint
Gráfico 1. Participação dos estados brasileiros no volume de leite adquirido no primeiro trimestre de 2006.

Fonte: IBGE
Elaborado pela Equipe MilkPoint