ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Leite em pó integral puxa nova alta do GDT

O último leilão GDT, realizado ontem (06) registrou uma valorização de 6,7% em relação ao último evento. Já o volume caiu em relação ao último leilão, com 23.326 toneladas negociadas, atingindo o menor nível desde o segundo evento de junho do ano passado, no qual foram negociadas 21.634 toneladas. O menor volume negociado trouxe reflexos no preço médio, que subiu 6,8% em relação ao último leilão, fechando em US$ 3.265/ton. Confira no gráfico 1 o histórico de preços médios e variações leilão a leilão.

Gráfico 1. Evolução GDT Price Index vs. Preço médio; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade (GDT). 

Com exceção do leitelho em pó, todos os produtos negociados nesse leilão tiveram valorização nos preços médios, com destaque para caseína e para o leite em pó integral (LPI), que se valorizaram, respectivamente, 10,9% e 8,4%. Em linha com as consecutivas e fortes altas do leite em pó desnatado (LPD), que já acumula 28,6% de alta desde o primeiro leilão de dezembro de 2018, o LPI já acumula 13,5% de alta no preço médio também em relação ao mesmo evento do ano passado. Confira a evolução de preços dos leites em pó no gráfico 2.

Gráfico 2. Comparativo LPI vs. LPD no leilão GDT. Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade (GDT). 

O aumento da demanda mundial pelos leites em pó e suas valorizações indicadas pelos últimos leilões GDT, provocou de maneira acelerada a redução nos estoques de leite em pó desnatado na União Europeia. Assim, de 250.000 toneladas em outubro/18, há apenas 5.000 toneladas estocadas em janeiro/19. Além disso, a partir de janeiro, produção de leite começa a cair sazonalmente nos principais exportadores de derivados lácteos, como Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Uruguai.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.