FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Leite em Mapas: a evolução da produção de leite no Brasil desde 1990

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2020

1 MIN DE LEITURA

2
9

O Centro de Inteligência do Leite (CILeite) da Embrapa Gado de Leite criou a página Leite em Mapas que, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra, por meio de mapas de densidade, a evolução bovinocultura de leite no Brasil desde 1990.

No site, é possível ajustar os dados para os anos 1990, 2000, 2010 e 2018 e comparar as variáveis produção de leite, vacas ordenhadas e produtividade. Com isso, podemos observar o amadurecimento da cadeia em termos de produção e produtividade, bem como a migração da produção entre regiões do País. Veja abaixo a comparação da variável produção de leite para os anos 1990 e 2018:

produção de leite Brasil IBGE

No exemplo de comparação a seguir é interessante observar o salto em produtividade no  intervalo 2010-2018, principalmente nos estados do Sul e em Minas Gerais. Os estados do Nordeste e Centro-Oeste também demonstram evolução neste quesito, ao contrário do que é observado para os estados do Norte.

produção de leite Brasil IBGE

Esses dados vão de encontro ao que observamos nos levantamentos Top 100 do MilkPoint, que caracterizam as 100 maiores propriedades do Brasil em volume captado e pode ser acessado aqui.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário! Quer escrever para nós? Envie um e-mail para contato@milkpoint.com.br.

Participe também do nosso grupo no Telegram, para receber as notícias mais importantes do setor diariamente. Acesse aqui > https://t.me/milkpointexperts

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENI ANTONIO DENARDI

CURITIBA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 08/06/2020

Os dados de 2018 (produção x produtividade) para Rondônia são muito estranhos. Estão corretos?
TABAJARA MARCONDES

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 08/06/2020

Reni, esses dados são de uma pesquisa do IBGE, denominada Produção da Pecuária Municipal. Na falta de outros, são muito utilizados. Mas são dados com muitos problemas. Inclusive superestimam a produção leiteira do BR e de vários estados. Uma evolução mais realista da pecuária leiteira pode ser obtida com a comparação dos dados censitários, também do IBGE. Pode haver problemas também com esses dados, mas são bem menores que com os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal.