Com a persistência da alta dos alimentos in natura, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu mais que o esperado em agosto. O indicador avançou 0,42%, ante a alta de 0,24% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A maior contribuição para a alta veio dos preços dos alimentos, com avanço de 1,61% em agosto e contribuição de 0,34 ponto percentual da taxa de 0,42%. "Mais uma vez o destaque foi o item leite e derivados, cuja alta chegou a 10,62%, a maior contribuição (individual) do mês, de 0,23 ponto", disse o instituto em nota.
De acordo com reportagem da Reuters Brasil, a menor oferta pressionou também os custos dos derivados do leite, como leite em pó, queijos e iogurte. No acumulado do ano, o leite pasteurizado (inclui o UHT) já acumula alta de 52,16%.
Leite em alta pressiona a inflação em agosto
Com a persistência da alta dos alimentos <i>in natura</i>, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu mais que o esperado em agosto. O indicador avançou 0,42%, ante a alta de 0,24% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais uma vez o destaque foi o item leite e derivados, cuja alta chegou a 10,62%, a maior contribuição (individual) do mês, de 0,23 ponto", disse o instituto em nota.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.