Um novo estudo mostra que o leite desnatado pode ter um efeito benéfico na prevenção da desidratação após a prática de esportes. O estudo financiado pelo Conselho de Desenvolvimento de Lácteos, publicado no European Journal of Applied Physiology, apóia pesquisas similares que sugerem que o leite desnatado é mais efetivo na hidratação pós exercício do que as bebidas esportivas, baseadas em carboidratos e eletrólitos, disponíveis no mercado.
Os pesquisadores da Escola de Ciências do Esporte e Exercícios da Universidade Loughborough, disseram que em estudos com sete homens, consumindo leite após o exercício, o leite desnatado promoveu melhor balanço de fluidos do que as bebidas energéticas.
Os testes feitos após exercícios mostraram que as pessoas que consumiram leite desnatado tiveram um balanço positivo de fluidos três horas após a prática esportiva, enquanto aqueles que consumiram produtos fortificados com eletrólitos foram afetados de forma mais negativa.
A equipe, liderada por Phillip Watson, disse que apesar do leite puro ter mostrado melhorar mais a retenção de fluidos do que a bebida esportiva - Powerade - não houve diferenças em termos de capacidade de exercício dos participantes.
Entretanto, citando pesquisas anteriores, o estudo enfatizou que a ligação entre a disponibilidade de carboidratos e fadiga após exercícios prolongados é amplamente reconhecida.
Como parte das conclusões do estudo, a substituição nos eletrólitos perdidos foi destacada como um fator essencial na recuperação do balanço hídrico do corpo humano, para o qual o leite foi considerado como bem satisfatório.
"Comparado com muitas outras opções de reposição de fluidos disponíveis para os atletas, o leite contém relativamente grandes quantidades de eletrólitos", disseram os pesquisadores. A reportagem é do Dairy Reporter.
Leite desnatado pode prevenir desidratação após a prática de esportes
Um novo estudo mostra que o leite desnatado pode ter um efeito benéfico na prevenção da desidratação após a prática de esportes. O estudo financiado pelo Conselho de Desenvolvimento de Lácteos, publicado no <i>European Journal of Applied Physiology</i>, apóia pesquisas similares que sugerem que o leite desnatado é mais efetivo na hidratação pós exercício do que as bebidas esportivas, baseadas em carboidratos e eletrólitos, disponíveis no mercado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.