Em um estudo feito pelo Instituto de Medicina Preventiva e Social de Basiléia (noroeste da Suíça), o epidemiologista Marco Waser e sua equipe observaram que as crianças com menos de um ano que tomaram leite de vaca fresco, fervido ou não, reduzem de 30% a possibilidade de ter asma. Além disso, diminuem de 40% a incidência de alergia ao pólen, muito comum na Europa. "Notamos que o efeito protetor foi maior nas crianças que consumiram leite de vaca fresco", explica Waser.
A constatação foi feita a partir do estudo Persifal realizado com 14 mil crianças. "O surpreendente é que efeito de proteção do leite fresco não depende da criança morar ou ou não em uma fazenda", afirma Marco Waser. Isso abre novas perspectivas para a adoção de medidas profilácticas".
A asma é atualmente uma das doenças mais freqüentes nos países industrializados, juntamente com as alergias ao pólen e por isso há interesse pelo fenômeno. Para Roger Lauener, pediatra especialista em alergia no Hospital Infantil de Zurique, a hipótese da higiene também sustenta que as crianças que vivem no campo são mais saudáveis.
"De outros estudos sabemos que as crianças que têm irmãos maiores contraem menos alergias. Tudo indica que isso ocorre porque contraem mais doenças infecciosas como, por exemplo, os resfriados. O mesmo ocorre com as crianças que freqüentam creches. A razão seria o reforço do sistema imunológico.
A recomendação dos pediatras suíços é que a criança tome leite de vaca a partir dos dois anos. É uma forma de evitar a maioria das infecções possíveis, mesmo que aparentemente se perca grande parte do aspecto preventivo das alergias. "Esses efeitos têm um papel significativo nos primeiros anos de vida", afirma Lauener.
As informações são de Matthias Meili para o site Swissinfo.
Leite de vaca pode prevenir asma
Em um estudo feito pelo Instituto de Medicina Preventiva e Social de Basiléia (noroeste da Suíça), o epidemiologista Marco Waser e sua equipe observaram que as crianças com menos de um ano que tomaram leite de vaca fresco, fervido ou não, reduzem de 30% a possibilidade de ter asma.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.