Lei 11.265 adverte população sobre leite para crianças

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

A lei no 11.265, de 3 de janeiro de 2006, que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, foi aprovada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme o regulamento, os rótulos de produtos como leites fluido, leites em pó, leites modificados e similares de origem vegetal, além de alimentos de transição e alimentos à base de cereais indicados para lactentes ou crianças de primeira infância, bem como outros alimentos ou bebidas à base de leite ou não, deverão exibir no painel principal, de forma legível e de fácil visualização, o seguinte destaque:

- leite desnatado e semidesnatado, com ou sem adição de nutrientes essenciais: "O Ministério da Saúde adverte: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais";

- leite integral e similares de origem vegetal ou misto, enriquecido ou não: "O Ministério da Saúde adverte: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1 (um) ano de idade, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e deve ser mantido até a criança completar 2 (dois) anos de idade ou mais";

- leite modificado de origem animal ou vegetal: "O Ministério da Saúde adverte: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1 (um) ano de idade. O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais".

As indústrias terão um ano para se adequar a estas normas. O assessor técnico da CNA, Marcelo Costa Martins, argumenta que desde 2002 a entidade vem fazendo o possível para que alguns artigos desta lei fossem vetados, mas infelizmente não houve sucesso. "Agora, vamos buscar ações para que esta lei não prejudique ainda mais o setor", comenta.

"O mesmo governo, que no Nordeste compra 600 mil litros/dia de leite para crianças acima de 6 meses de idade e que tem este projeto como carro-chefe, acabou de sancionar esta lei, advertindo que o produto não deve ser consumido por crianças. Não faz sentido", desabafa. Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint

Leia aqui a carta escrita pela técnica em laticínios Ignez de Goes, sobre a questão. Sua carta nos estimulou a trazer esse tema para discussão.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

cecilia bernardi
CECILIA BERNARDI

TUCUNDUVA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/02/2006

Esta lei já está publicada em vários países. Acredito que quanto mais informações as pessoas tiverem sobre o leite materno melhor. Assim, poderão reforçar a saúde dos seus filhos menores. É importante que o pessoal conheça a lei na íntegra, pois ela limita mais os produtos adicionados do que o leite fluído em si.



Sou da tese da informação ao consumidor e não acredito que o consumo vá diminuir com maiores informações aos consumidores. Também sou mãe e fico muito satisfeita que mais mães possam ter acesso a informações sobre o aleitamento materno. Quanto ao mercado vamos incentivar as mulheres adultas a consumirem mais leite puro para evitar a osteoporose do que disputarmos com o aleitamento materno.
Cácio Ribeiro de Paula
CÁCIO RIBEIRO DE PAULA

PIRACANJUBA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/02/2006

Faço minhas as palavras da especialista Ignez de Goes: É lamentável! Mais ainda, deixa-nos indignados. E nada fizemos (produtores, indústrias, governo). E que Governo...



Cácio de Paula

Andréa Rossi Scalco
ANDRÉA ROSSI SCALCO

OUTRO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2006

Não acredito que estas informações, que deverão constar nas embalagens dos produtos lácteos irão afetar o setor. Estudos indicam que crianças menores de 1 ano não devem consumí-los. E isso não é lenda. Para que existem leites especiais para bebês, recém-nascidos e menores de 1 ano?
Jose Luiz Ribeiro
JOSE LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2006

Existe lei semelhante em outros países? Esta lei mostra mais uma vez a falta de liderança do setor no congresso.

Qual a sua dúvida hoje?