ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Laticínio Viçosa planeja exportar doce de leite premiado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Eleito o melhor doce de leite do Brasil por dez vezes no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o produto do Laticínio Escola Viçosa deve ganhar também espaço no mercado externo. O projeto para exportação do Doce de Leite Viçosa está em fase inicial de estudos de viabilidade, mas Aristides Dias, gerente geral do Laticínio Escola, adiantou à ANBA que há uma demanda muito grande por comerciantes de outros países.

A produção de doce de leite representa, hoje, de 55% a 60% do volume de tudo que é produzido no laticínio mineiro e, até agosto deste ano, o doce totalizou 60% do faturamento. “No momento, estamos em processo de adequação para conseguirmos atender à FSSC 22000, uma norma que consiste em uma certificação internacional de segurança alimentar, que facilitará todo esse processo de exportação”, explicou Dias, em entrevista por e-mail.

A indústria de laticínios mantém contato direto com os produtores para conseguir manter a qualidade em larga escala. “Nesse amplo universo leiteiro, o bom relacionamento com os produtores é fundamental. Contamos com colaboradores focados na verificação ao atendimento às legislações vigentes e orientação constante para práticas de melhoria contínua junto aos produtores”, contou o gerente.


Aristides Dias explica que há interesse do mercado externo pelo produto brasileiro

Os laços tornam possíveis processos como o de rastreabilidade. “Além de ser uma aliada para a garantia da qualidade dos alimentos, é benéfico para o produtor e fundamental para garantir a origem e a qualidade do produto”, acrescentou Dias sobre o sistema.

Como o nome já diz, a história do laticínio caminha lado a lado com a educação. Fundada em 1971 pelo professor dinamarquês Beck Anderson, a Usina Piloto de Laticínios foi criada com o objetivo de ser um laboratório de apoio às aulas práticas em leite e derivados do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O doce de leite, inclusive, surgiu para consumo dos estudantes da universidade e com tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV.

No início, as matérias-primas eram obtidas exclusivamente da fazenda da universidade, os produtos eram fabricados de forma artesanal e, além dos alunos, apenas os clientes do refeitório da instituição de ensino provavam o doce. Com a excelente aceitação dos primeiros produtos obtidos nas aulas, leite, queijo e requeijão em barra, e o excedente da produção, o laticínio passou a comercializar seus produtos para a população do município de Viçosa, polo da universidade.


O doce de leite nasceu como produto de tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa

Com o aumento na demanda pelos produtos, foi preciso uma estrutura administrativa e industrial para organizar todo o processo produtivo, compra de insumos e venda do produto. Ainda hoje as instalações também servem como laboratório para o ensino, pesquisa, extensão e inovação da universidade. Anualmente, a escola recebe em média 1.500 estudantes com aulas práticas, estágios e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, além de atender 50 instituições de ensino de diversas localidades Brasil, e ter 40 estágios oferecidos para alunos de diversas áreas acadêmicas.

Para seguir conquistando mercados, a marca cria constantemente sabores e produtos. Um dos produtos lançados recentemente pela marca é o Doce de Leite Viçosa com café que, segundo Dias, tem sido bem recebido pelo público e alcançado bom número de vendas. “O Laticínio Escola se tornou uma referência no Brasil e no exterior, provando que é possível associar conhecimento e produção industrial com a aplicação correta de recursos para gerar mais receita em benefício acadêmico, além de produzir tecnologia inovadora e fomentar o desenvolvimento do mercado”, destacou o gerente geral.

As informações são da Anba.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures