Laticínio alemão transformará soro de queijo em etanol
Na Alemanha, as sobras de queijo do laticínio Müllermilch, que antes eram descartadas, serão usadas para produzir etanol. A usina deve começar a operar a partir do final do ano, com produção anual de 10 milhões de litros do combustível que serão vendidos a usinas de biocombustível.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O etanol de leite é gerado a partir da fermentação do permeado do soro, substância produzida do soro do queijo, depois que ele é separado de proteínas e lactose. Após a destilação, onde são extraídos água e minerais, o material se transforma em álcool já pronto para ser usado como combustível, com 99,8% de pureza.
Os responsáveis pela companhia garantiram que o método utilizado para produzir álcool a partir de laticínios é novidade internacional. "Desenvolvemos um processo único no mundo para gerar etanol do permeado do soro de leite", contou o gerente-geral do grupo Theo Müller, proprietário da marca, Stefan Muller, em reportagem de Márcio Damasceno, da BBC Brasil.
A usina está sendo construída nas instalações da empresa em Leppersdorf, no sudoeste alemão, com investimento de cerca de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 51,5 milhões). As negociações com possíveis compradores ainda estão em andamento.
Segundo Müller, as sobras de queijo são matéria-prima que têm custo praticamente nulo, o que os torna bastante competitivos e independentes dos preços de cereais, visto que na maior parte da Europa o etanol é extraído de grãos.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO
EM 28/04/2009

TEUTÔNIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/11/2008

SÃO BORJA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/08/2007
BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO
EM 10/08/2007
e, às vezes, até menos nobre, do soro de queijo.
Transformar soro de queijo em etanol é uma solução ideal e deve ser perseguida pelos institutos de pesquisa nacionais.

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/08/2007

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/07/2007

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/07/2007

OUTRO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/07/2007
Sem dúvida seria uma fonte de renda a mais para as empresas que produzem o Requeijão além de estarem, colaborando para o meio ambiente, duplamente.
Marcelo Santana
Méd. Veterinário
Resp Técnico