Laticínio alemão transformará soro de queijo em etanol

Na Alemanha, as sobras de queijo do laticínio Müllermilch, que antes eram descartadas, serão usadas para produzir etanol. A usina deve começar a operar a partir do final do ano, com produção anual de 10 milhões de litros do combustível que serão vendidos a usinas de biocombustível.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Na Alemanha, as sobras de queijo do laticínio Müllermilch, que antes eram descartadas, serão usadas para produzir etanol. A usina deve começar a operar a partir do final do ano, com produção anual de 10 milhões de litros do combustível que serão vendidos a usinas de biocombustível.

O etanol de leite é gerado a partir da fermentação do permeado do soro, substância produzida do soro do queijo, depois que ele é separado de proteínas e lactose. Após a destilação, onde são extraídos água e minerais, o material se transforma em álcool já pronto para ser usado como combustível, com 99,8% de pureza.

Os responsáveis pela companhia garantiram que o método utilizado para produzir álcool a partir de laticínios é novidade internacional. "Desenvolvemos um processo único no mundo para gerar etanol do permeado do soro de leite", contou o gerente-geral do grupo Theo Müller, proprietário da marca, Stefan Muller, em reportagem de Márcio Damasceno, da BBC Brasil.

A usina está sendo construída nas instalações da empresa em Leppersdorf, no sudoeste alemão, com investimento de cerca de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 51,5 milhões). As negociações com possíveis compradores ainda estão em andamento.

Segundo Müller, as sobras de queijo são matéria-prima que têm custo praticamente nulo, o que os torna bastante competitivos e independentes dos preços de cereais, visto que na maior parte da Europa o etanol é extraído de grãos.
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Hélio Suguimoto
HÉLIO SUGUIMOTO

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 28/04/2009

A Universidade Norte do Paraná - UNOPAR com sede em Londrina/PR, por meio do curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite desenvolve projeto de pesquisa para produzir etanol (álcool) a partir da fermentação do soro de leite. Contatos pelo e-mail pesquisa@unopar.br.
Welton Barth Saldanha
WELTON BARTH SALDANHA

TEUTÔNIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/11/2008

Fiquei surpreso com esta reportagem. É muito bom saber que além do leite nos fornecer vários produtos, consegue também contribuir para o meio ambiente.
Germano Lindolfo Blum
GERMANO LINDOLFO BLUM

SÃO BORJA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/08/2007

Fiquei muito curioso com a reportagem sobre transformar soro em combustiveis, principalmente por se tratar de combustivel renovável e que não irá agredir o meio ambiente. Parabéns pela reportagem.
Angelo Martins Rossi
ANGELO MARTINS ROSSI

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO

EM 10/08/2007

O soro de queijo sempre foi um problema logístico, de difícil solução. De uns vinte anos para cá, nas grandes bacias leiteiras, tem havido um aproveitamento nobre
e, às vezes, até menos nobre, do soro de queijo.

Transformar soro de queijo em etanol é uma solução ideal e deve ser perseguida pelos institutos de pesquisa nacionais.
nivaldo silva
NIVALDO SILVA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/08/2007

É a melhor noticia dos ultimos dias, pena que no Brasil as coisas demoram para acontecer, vamos ter fé.
Estevalves Nascimento
ESTEVALVES NASCIMENTO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/07/2007

Etanol a partir do soro é talvez a notícia mais alvissareira dos últimos tempos.
Patrick Brauner
PATRICK BRAUNER

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/07/2007

Excelente matéria. É um assunto novo e que causa bastante curiosidade.
Marcelo Santana
MARCELO SANTANA

OUTRO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/07/2007

É interessante que as empresas de laticínios do Brasil se interem desta tecnologia pensando, principalmente, no possível aproveitamento do soro ácido produzido em larga escala no país (massa coalhada para requeijão cremoso), e que na maioria dos casos tem destino a alimentação animal.

Sem dúvida seria uma fonte de renda a mais para as empresas que produzem o Requeijão além de estarem, colaborando para o meio ambiente, duplamente.

Marcelo Santana
Méd. Veterinário
Resp Técnico
Qual a sua dúvida hoje?