ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Recuperação das agroindústrias desacelerou em outubro, diz FGV

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Depois de desabar nos primeiros meses de pandemia e iniciar uma recuperação que culminou em forte alta em setembro, o Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) voltou a subir em outubro em relação ao mesmo mês de 2019, embora o avanço tenha sido modesto.

De acordo com as informações do centro, o indicador registrou variação positiva de 0,8% na comparação interanual - a quarta consecutiva. Apesar da tendência de recuperação, o índice ainda acumulou queda de 2,1% nos primeiros dez meses de 2020, e para terminar o ano no azul terá que crescer improváveis 11,2% no bimestre novembro-dezembro.

O PIMAgro é baseado em dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), da taxa de câmbio e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

O avanço de outubro foi garantido pelo grupo formado por alimentos e bebidas, cuja produção cresceu 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2019 puxada pelo ramo de bebidas (9,8%) - no de produtos alimentícios a variação positiva foi de 1%. Entre os não-alimentícios, houve retração de 1,3%, diretamente influenciada pelo recuo dos biocombustíveis (19,9%).

O segmento de produtos não-alimentícios acumula contração de 8,5% no ano, e é necessário crescer incríveis 48% no último bimestre do ano, para que 2020 não seja perdido. Mas crescimento similar a esse nunca foi observado”, afirma a análise divulgada pelo FGV Agro.

Já a área de alimentos e bebidas cresceu 3,8% de janeiro a outubro e tem boas perspectivas para novembro e dezembro, mas dificilmente registrará um avanço suficiente para levar o PIMAgro a um resultado anual positivo, como ressaltou o centro.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures