"O aumento no potencial genético do rebanho leiteiro, nos principais países produtores, permitiu significativo incremento no rendimento da produção. Entretanto, em que pese esse melhoramento, o conseqüente estresse imposto às vacas, vem se refletindo nas altas e contínuas taxas de seleção involuntária devido à laminite, à mastite e ao declínio de fertilidade". Em síntese, esse é o teor da palestra.
"Administração da função ruminal com levedura viva selecionada, para otimização da nutrição e saúde do gado leiteiro", que será proferida pelo especialista em probióticos da Lallemand Animal Nutrition, Laurent Dussert, durante o II Clana - Colégio Latino-Americano de Nutrição Animal, que se realizará de 10 a 13 de abril em São Paulo.
Na palestra, Laurent Dussert abordará o Programa de Gerenciamento Ruminal desenvolvido pela Lallemand, "que procura explicar, para os produtores de gado leiteiro, o papel central do rúmen e identificar onde os pontos de estresse são prováveis de ocorrer no ciclo de vida do ruminante, definindo as estratégias para superá-los".
Segundo o técnico, esse estresse é provocado, principalmente, pelo gerenciamento inadequado das funções ruminais do gado, "que resulta em casos de acidose, laminite, infertilidade e mastite em níveis bastante elevados, provocando impacto direto e negativo na produtividade do rebanho leiteiro".
Ele ressalta, ainda, que, durante a última década "depositamos muito pouca ênfase em nossa formulação de ração e no entendimento da dinâmica do rúmen e seu impacto na saúde e produtividade da vaca. Pesquisas básicas e bem aplicadas sobre o metabolismo de ruminantes estão nos permitindo, agora, focar nas oportunidades de incremento da eficiência ruminal".
Laurent esclarece, por outro lado, que as pesquisas com a levedura Saccharomyces cerevisiae, contida no probiótico Levucell SC I-1077 da Lallemand, "é um exemplo excelente das oportunidades em melhorar a formulação das rações e também da necessidade de aumentar nossas pesquisas sobre o metabolismo ruminal.
Em termos de saúde, a acidose subaguda do rúmen é um problema difundido que tem tido vastas implicações para a saúde e produtividade. Todavia, se a correta administração do rúmen for considerada como uma prioridade, o resultado será mais saúde e produtividade".
Laurent Dussert é engenheiro-agrônomo diplomado na França e responde pela gerência técnica de produtos probióticos da Lallemand Animal Nutrition, na França. Sua palestra está programada para o dia 11 de abril, a partir das 17 horas, na sala 2 do II Clana, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.
Fonte: Assessoria de imprensa da Lallemand
Lallemand traz especialista em Programa de Otimização Ruminal
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.