A maior ingestão de alimentos lácteos pode reduzir os riscos de fumantes desenvolverem câncer de próstata em cerca de 40%, segundo sugeriu um novo estudo dos Estados Unidos publicado no Journal of Nutrition. A nova pesquisa também reportou que o aumento da ingestão de ácidos graxos ômega-6 pode aumentar o risco de câncer de próstata.
Segundo reportagem do site Dairy Reporter, mais de 500 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados a cada ano no mundo todo, e o câncer é causa direta de mais de 200 mil mortes.
Os pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, Universidade de Washington, Roswell Park Cancer Institute, Swedish Medical Center e Swedish Cancer Institute reportaram que os fumantes podem se beneficiar em aumentar o consumo de produtos lácteos e reduzir o de ômega-6, apesar de os especialistas aconselharem que as pessoas parem de fumar.
"Nossas descobertas sugerem que as associações da gordura da dieta com o risco de câncer de próstata podem variar pelo tipo de gordura ou alimento contendo gordura, e que este risco pode variar por fatores do hospedeiro, incluindo histórico da família e tabagismo", disse o líder da pesquisa, Marian Neuhouser.
O estudo foi conduzido entre 12,025 mil homens. Depois de 11 anos de acompanhamento, os pesquisadores documentaram 890 casos de câncer de próstata. No geral, a gordura total de todas as fontes não esteve relacionada com o risco de câncer de próstata, mas quando os pesquisadores consideraram sub-grupos, eles descobriram que homens que consumiam mais lácteos tiveram estatisticamente significantes 41% menos riscos de câncer de próstata agressivo comparado com homens com baixa ingestão de lácteos.
Lácteos podem proteger fumantes de câncer de próstata
A maior ingestão de alimentos lácteos pode reduzir os riscos de fumantes desenvolverem câncer de próstata em cerca de 40%, segundo sugeriu um novo estudo dos Estados Unidos publicado no <i>Journal of Nutrition</i>. A nova pesquisa também reportou que o aumento da ingestão de ácidos graxos ômega-6 pode aumentar o risco de câncer de próstata.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.