Lácteos para grávidas adolescentes ajudam os ossos do bebê

Adolescentes grávidas que consomem uma grande quantidade de cálcio de produtos lácteos podem estar ajudando seus bebês a construírem ossos mais fortes, mostrou um novo estudo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Adolescentes grávidas que consomem uma grande quantidade de cálcio de produtos lácteos podem estar ajudando seus bebês a construírem ossos mais fortes, mostrou um novo estudo.

Os requerimentos de cálcio da mulher atingem um pico durante a gravidez e suprir estas necessidades é particularmente importante para as adolescentes grávidas, cujos próprios ossos ainda estão "crescendo e amadurecendo", disseram pesquisadores da Universidade de Utah em artigo publicado no jornal Obstetrics and Gynecology.

Entretanto, as adolescentes grávidas bebem menos leite e comem mais lanches do que as mulheres grávidas adultas, disse o pesquisador Gary M. Chan, um dos autores da pesquisa.

O estudo promoveu a ingestão de quantidades adequadas de cálcio para 72 adolescentes grávidas de 15 a 17 anos. As participantes do estudo foram divididas em grupos, sendo um grupo controle, com uma dieta normal; um grupo que recebeu quatro porções de suco de laranja enriquecido com cálcio por dia, incluindo mais de 1.200 mg de cálcio; ou um grupo que consumiu quatro porções de produtos lácteos por dia, também contendo pelo menos 1.200 mg de cálcio.

O consumo médio de cálcio foi de 862 mg para as meninas do grupo controle, comparado com 1.472 mg no grupo que consumiu suco de laranja e 1.771 mg no grupo de consumiu lácteos. Metade das mães do grupo do suco de laranja não conseguiu consumir a quantidade recomendada de suco, devido a desconfortos estomacais, e precisou tomar suplementos de cálcio para suprir o requerimento de 1.200 mg.

Os pesquisadores reportaram que os bebês das mães do grupo dos lácteos tiveram maior peso e maior quantidade total de cálcio no corpo do que os bebês dos outros grupos. As mães do grupo dos lácteos também tinham maiores níveis sangüíneos de folato, uma vitamina B que ajuda a prevenir defeitos no tubo neural no feto, bem como maiores níveis de vitamina D.

A reportagem é da agência Reuters.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?