Kraft se une à Sadia para produzir queijos no Brasil

Com R$ 30 milhões de investimento, a Kraft e a Sadia criaram uma <i>joint venture</i> para produção de queijos. A nova empresa será no Paraná, no complexo industrial da Kraft. Na nova empresa, a Kraft será majoritária, com 51% das ações. A associação resolve um grande problema de distribuição para a Kraft, que tem limitada sua expansão no segmento de queijos processados no país.

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Com R$ 30 milhões de investimento, a Kraft e a Sadia criaram uma joint venture para produção de queijos. A nova empresa será no Paraná, no complexo industrial da Kraft.

Na nova empresa, a Kraft será majoritária, com 51% das ações. A associação resolve um grande problema de distribuição para a Kraft, que tem limitada sua expansão no segmento de queijos processados no país. Apesar de ser líder mundial no setor, no Brasil a empresa atua basicamente com a marca Philadelphia.

"Estamos combinando nosso expertise no desenvolvimento, produção e marketing de queijos com a abrangente estrutura de distribuição da Sadia", disse o presidente da Kraft Foods Brasil, Mark Clouse.

Já para a Sadia, a parceria marca sua entrada no segmento de lácteos. "O mercado de lácteos possui um monte de outras coisas, mas nós estamos focando em um segmento premium, onde tecnologia e marca são muito importantes", comentou o diretor-presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, descartando grandes investimentos no momento.

Segundo reportagem de Mariana Barbosa, do jornal O Estado de S.Paulo, o segmento da joint-venture, de queijos processados espalháveis e não espalháveis, movimenta R$ 1,5 bilhão por ano - cerca de 20% do mercado total de queijos, de R$ 8 bilhões.

Segundo o executivo, a meta é faturar R$ 40 milhões no primeiro ano e alcançar R$ 300 milhões dentro de cinco anos, sempre com o foco no mercado doméstico com as marcas Kraft e Sadia.

A intenção é iniciar a produção no início do segundo semestre. Mas a parceria entre as companhias começou ontem, com a assinatura de um contrato de distribuição, pela Sadia, do queijo cremoso Philadelphia, que desde 2004 vinha sendo distribuído pela Batávia.
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Francisco Eugenio Barbosa Raposo
FRANCISCO EUGENIO BARBOSA RAPOSO

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS

EM 30/04/2008

As fusões e parcerias no segmento lácteo são uma grande oportunidade para os produtores de leite se organizarem e melhorarem tecnologicamente, e para aproveitarem este bom e melhor momento que virão para o setor. Haverá mais demanda de leite <i>in natura</i> e consequentemente quem estiver mais bem preparado será beneficiado com melhor rentabilidade.
Qual a sua dúvida hoje?