ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Kraft revela planos para se dividir em duas empresas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/08/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Kraft Foods se tornou a mais recente companhia norte-americana a decidir dividir seus negócios, anunciando que separaria suas operações norte-americanas de alimentos das operações internacionais de doces, menos de 18 meses depois de sua tomada hostil de controle acionário da Cadbury, fabricante britânica de chocolates.

A empresa vai promover a cisão de sua divisão de alimentos nos Estados Unidos, que controla marcas como os queijos e massas Kraft, os frios Oscar Mayer e o requeijão Philadelphia.

A divisão de doces têm faturamento de cerca de US$ 32 bilhões e vem crescendo mais rapidamente, com 42% desse avanço vindo dos mercados em desenvolvimento, e controla os biscoitos Oreo, os chocolates Cadbury e Milka e a goma de mascar Trident.

"Quando adquirimos a Cadbury e começamos a organizar a união das duas empresas, avaliamos os planos estratégicos da companhia combinada e ficou claro que seus componentes representavam negócios muito diferentes", disse a presidente-executiva Irene Rosenfeld, apontando para a divergência no ritmo de crescimento e nas prioridades operacionais das duas unidades.

Analistas do Credit Suisse estimaram que a divisão de doces pode crescer em até 7% ao ano, ante o crescimento de 2% estimado para as operações norte-americanas de alimentos da companhia. "A maior queixa que ouvimos sobre essa empresa é que ela é grande demais e lenta demais", afirmaram em nota de pesquisa. "E a decisão anunciada resolve o problema".

As ações da Kraft subiram em mais de 4%, para US$ 35,70, no pregão da manhã em Nova York. A companhia vai promover a cisão com assessoria da Centerview Partners, Evercore Partners e Goldman Sachs. O bilionário Warren Buffett, maior acionista da Kraft com 6% das ações da companhia, recebeu positivamente a decisão de cindi-la. Ele disse à CNBC que havia conversado com Rosenfeld esta semana e que havia aprovado a transação.

Mas a decisão da Cadbury causa irritação no Reino Unido. O grupo norte-americano incomodou muita gente depois de tomar o controle da Cadbury, ao fechar uma fábrica em Bristol, no oeste da Inglaterra, o que acarretou centenas de demissões, apesar de ter prometido mantê-la em operação.

A Kraft prometeu que manteria as demais fábricas abertas por pelo menos dois anos, e que investiria em atividades de pesquisa.

O papel futuro de Rosenfeld continua indefinido, e os nomes que serão adotados pelas duas partes do negócio tampouco foram anunciados.

Sir Roger Carr, que comandou a robusta defesa da Cadbury contra a Kraft quando era presidente do conselho da companhia britânica, aplaudiu a decisão e propôs que a nova empresa use o nome Cadbury. A Kraft espera concluir a cisão até o final do ano que vem.

As informações são da Folha Online, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures