Kassel: governo é devedor do setor leiteiro

Na abertura da reunião das Câmaras de Leite da OCB e CBCL, realizada ontem (09/05) em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Kassel, disse que o governo é devedor do setor leiteiro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Na abertura da reunião das Câmaras de Leite da OCB e CBCL, realizada ontem (09/05) em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Kassel, disse que o governo é devedor do setor leiteiro.

"O leite é estratégico para a geração de renda na campo. Utiliza cerca de 65% do Pronaf investimento, gera renda para cerca de 10 milhões de pessoas, se considerarmos todas as famílias envolvidas", enfatizou, mostrando o trabalho que vem sendo feito pelo MDA, através de oficinas regiões que procuram identificar as demandas e as possíveis soluções para os problemas do setor.

Kassel disse também que o país deve buscar um equilíbrio entre a abertura de mercados no exterior e a proteção a um setor estratégico como esse que, além da importância econômica, tem um papel importante na segurança alimentar. "Abertura de mercado a qualquer preço pode resultar em destruição de setores inteiros", alertou. Por isso, o MDA apoiou a negociação do acordo de preços de importação com Argentina e Uruguai e também a prorrogação das tarifas anti-dumping.

O ministro disse também que é preciso que haja uma melhor distribuição de renda ao longo da cadeia de produção, principalmente entre produção e indústrias. "Por isso, é fundamental a articulação das cooperativas e de políticas públicas adequadas", recomendou.

Fonte: MilkPoint
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Lecian Gilberto conrad
LECIAN GILBERTO CONRAD

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2007

Esperamos que as palavras do Ministro se trasformem em ações concretas do Governo, e que o mesmo busque medidas para acabar com esta diferença absurda de preço de leite dos menores em relação aos maiores produtores.

Caso contrario, continuará a trasferência direta de renda dos pequenos e médios produtores para os grandes. Ou alguém tem alguma dúvida de onde as indústrias tiram o dinheiro para melhor remunerar os grandes produtores?
Manoel Pereira Neto
MANOEL PEREIRA NETO

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/05/2007

O setor já há bastante tempo,vem merecendo um olhar mais aguçado dos governantes. Espero que os diferentes esforços desprendidos em prol da atividade leiteira, realmente venham trazer benefícios reais ao principal ator do processo - "o produtor", que ao longo dos anos é quem vem absorvendo todos os impactos negativos que o setor é acometido. Na hora do bônus é quem menos tem direito.
jose borghes nery junior
JOSE BORGHES NERY JUNIOR

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2007

Espero que este artigo seja difundido e não esquecido, pois os produtores de leite precisam de reconhecimento deste tipo. É o maior empregador do setor e não olham para nós, não existe política de nada, precisamos de mais apoio.

Precisamos de energia elétrica, estradas que prefeitos não se preocupam mais, valorização do produto pela sua qualidade e políticas de esclarecimento da qualidade do leite.
Iron Gomes Arantes
IRON GOMES ARANTES

ABADIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/05/2007

Os pequenos e médios produtores de leite deste país, sempre foram discriminados e prejudicados pelos laticínios e cooperativas, que impõem um política de preços baixos, que muitas vezes não paga o custo de produção.

Há uma alegação que para perceber um preço melhor, é necessário produzir mais com uma melhor qualidade. Mas como o pequeno produtor conseguirá aumentar a sua produção, se os insumos indispensáveis são adquiridos num preço elevado e a sua produção vendida com um preço irrisório.

É necessário que o Ministério da Agricultura adote uma política que venha corrigir essa distorsão, entre o preço de custo e o preço de venda do leite produzidos pelos pequenos e médios produtores.
Jose Luiz Ribeiro
JOSE LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2007

Acho que não entendi a matéria, ou Deus ouviu as preces dos pequenos produtores de leite deste país. Pois até o momento nunca um ministro ou mesmo secretário de agricultura estadual resumiu em poucas palavras a importância do setor leiteiro para pequeno e médio produtores.

Espero que os representantes do setor rural informem ao ministro a discriminação que pequenos e médios produtores têm em algumas cooperativas (a maioria) e/ou laticínios com relação a preço por litro de leite.
Valdir Goergen
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2007

Finalmente alguém do governo está vendo a importância do setor leiteiro na economia. Nós produtores merecemos maior atenção. Pois leite não se faz em 6 meses ou 12 meses, como grãos, muitas vezes é uma geração, e por isso merecemos um maior reconhecimento e menos burocracia quando buscamos um pequeno investimento.

Um abraço.

Qual a sua dúvida hoje?