ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Justiça abre processo administrativo contra a Parmalat

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/07/2002

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a Parmalat. A multinacional teria informado erroneamente a quantidade da substância "ômega 3" nas embalagens de leite semidesnatado.

A diretora do DPDC, Amanda Flávio de Oliveira, determinou a substituição das embalagens de leite Parmalat ou a fixação de etiquetas que indiquem a quantia do "ômega 3" encontrada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A multinacional terá 60 dias para modificar suas embalagens. Se não cumprir a determinação, deverá pagar multa diária de R$ 10 mil.

A quantidade de "ômega 3" descrita na embalagem do leite Parmalat semidesnatado, de 0,08 grama, é sete vezes superior à verificada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos do Inmetro.

"Tudo leva a crer que se trata de grave lesão a um direito básico do consumidor, o da informação, pois a fornecedora colocou no mercado de consumo um produto cujas características não retratam com fidelidade as informações constantes da embalagem", afirmou Amanda. Segundo ela, a Parmalat incorreu em prática de publicidade enganosa, rompendo os princípios de boa-fé que devem nortear as relações de consumo.

A denúncia contra a Parmalat partiu da Associação dos Distribuidores de Leite de São Paulo. A entidade informou ao Ministério da Justiça que outras empresas do ramo também estariam fazendo publicidade enganosa.

De acordo com a assessoria de imprensa da Parmalat, a empresa garante que seu produto está dentro das especificações descritas no rótulo e conta com análises de laboratórios credenciados que comprovam isso e serão apresentadas no prazo previsto para a manifestação da empresa.

A Parmalat informa ainda que não recebeu até hoje o laudo do Inmetro e somente agora tomou conhecimento da instauração do processo administrativo.

Fonte: Valor On Line (por Juliano Basile) e Máquina da Notícia (por Carmen Barcellos), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures