José Antônio da Silveira, da Xapetuba Agropecuária, deixa legado na pecuária leiteira

Trajetória profissional sólida e paixão pelo campo marcaram a história do produtor, reconhecido pelo trabalho com Gir Leiteiro e Girolando.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
José Antônio da Silveira, aos 73 anos, faleceu em 12 de setembro. Ele foi uma referência na pecuária leiteira, fundador da Xapetuba Agropecuária, destacando-se na produção de leite e melhoramento genético das raças Gir Leiteiro, Girolando e Simental. Formado em Engenharia Civil, José Antônio deixou um legado significativo no agronegócio. Ele é lembrado por sua esposa Magda e filhos. A Xapetuba, com 647 hectares, é uma das maiores produtoras de leite do Brasil, com produção diária superior a 18.000 litros.

Faleceu nesta segunda-feira (12), aos 73 anos, o pecuarista José Antônio da Silveira, referência na pecuária leiteira nacional. Sua trajetória foi marcada pela dedicação ao agronegócio e pela visão empreendedora que deu origem à Xapetuba Agropecuária, projeto que se tornou destaque na produção de leite e no melhoramento genético das raças Gir Leiteiro, Girolando e Simental.

Continua depois da publicidade

Natural de Uberaba (MG), José Antônio era formado em Engenharia Civil e construiu uma carreira sólida antes de dedicar-se integralmente ao campo, atuando em importantes obras de infraestrutura no país. Empreendedor e atento aos detalhes, deixou um legado reconhecido e respeitado na pecuária.

Continua depois da publicidade

José Antônio deixa a esposa Magda e os filhos Gustavo, Thiago — secretário de Agronegócio e ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia —, Bárbara e Gabriela.

A equipe MilkPoint Ventures se solidariza com a família e os amigos neste momento de luto.

Xapetuba Agropecuária

A Xapetuba Agropecuária é uma empresa familiar construída em uma área de 647 hectares. A empresa desenvolve de forma integrada as atividades de suinocultura, pecuária de corte e leite, além do melhoramento genético das raças Girolando, Gir Leiteiro e Simental. Com mais de 30 anos de atuação, a Xapetuba consolidou-se como uma das referências do agronegócio ao integrar produção e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Na pecuária leiteira, a produção está em constante evolução e segundo o Levantamento TOP 100 2025 ultrapassa a média diária de 15.000 litros de leite, figurando como 20º colocado no ranking dos TOP 100 maiores produtores de leite do país. O rebanho é de alto desempenho e está entre os mais premiados do Brasil em pistas e torneios leiteiros. Na sala de ordenha, a média das vacas Girolando é de 25 kg de leite/dia, em sistema de produção semintensivo.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?