A preocupação com a crescente incidência de mastite nos rebanhos leiteiros da Irlanda está aumentando, com as últimas estatísticas mostrando um aumento da média de 5000 Contagem de Células Somáticas (CCS) por mililitro.
Segundo o site Unison.ie, a situação está sendo levada muito a sério pela indústria. Dois conselheiros da autoridade de desenvolvimento agrícola e alimentício da Irlanda, Teagasc, estão trabalhando com a empresa Dairygold em período integral em um programa de redução da CCS porque o problema está sendo considerado como severo o suficiente para justificar esta medida.
Os resultados de um recente estudo revelaram que o estímulo à redução da CCS nos tanques foi freado no ano 2000, de forma que o índice começou a aumentar a uma taxa anual de 5000 CCS/mL para 251 mil em 2004. Quando o estudo começou em 1994, a CCS era de 318 mil, tendo caído para 228 mil em 2000.
O estudo também revelou que os rebanhos com uma CCS maior do que 200 mil em 2004 começaram a apresentar aumento neste índice no final dos anos noventa, enquanto os rebanhos com CCS de menos de 200 mil em 2004 continuaram apresentando declínio neste índice. Os rebanhos que forneciam menores volumes de leite tinham maiores CCS, enquanto os que ofereciam volumes maiores de leite tinham menores CCS.
Esta tendência na CCS é consistente com a de outros países. A redução na CCS nos anos noventa, de acordo com os pesquisadores, pode ser atribuída ao aumento da conscientização das altas CCS entre os produtores, bem como do impacto das políticas da União Européia (UE) associadas com penalidades aos leites com alta CCS.
Os fatores que podem ter contribuído com o aumento da CCS incluem a contínua redução na prática de registro de leite bem como uma possível deterioração na manutenção das máquinas de ordenha e à redução na ênfase na preparação pré-ordenha e na desinfecção do teto pós-ordenha.
O aumento da CCS está gerando custos aos produtores irlandeses devido ao aumento da incidência de mastite e à redução de 3% a 5% na produção de leite. Os autores do estudo sugerem programas educacionais junto aos produtores do país.
Irlanda: preocupação com aumento nos níveis de mastite
A preocupação com a crescente incidência de mastite nos rebanhos leiteiros da Irlanda está aumentando, com as últimas estatísticas mostrando um aumento da média de 5000 Contagem de Células Somáticas (CCS) por mililitro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.