ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ipea eleva estimativa para a alta do PIB no campo; produção de leite deverá avançar 0,2%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A produção recorde de soja na safra 2019/20 e a confirmação de colheitas robustas de milho e de café motivaram o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a elevar para 1,9% sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária do país em 2020. Em setembro, o órgão projetou o avanço em 1,6%.

O resultado poderia ser até melhor, caso a pecuária e as atividades de base florestal e pesca não estivessem com previsões de quedas de 1,5% e 6,5%, respectivamente. Para as lavouras, a expectativa é de incremento de 3,9%, liderado pela soja.

“O aumento da demanda no mercado internacional, combinado com a queda na produção de soja dos Estados Unidos [na safra 2019/20], um câmbio favorável para as exportações e boa produtividade foram responsáveis pela expansão da produção nesta safra e pela manutenção da posição do Brasil de maior produtor mundial do grão. As revisões do milho e do café também contribuem para uma revisão positiva do resultado do PIB Agropecuário”, afirma a Carta de Conjuntura divulgada ontem pelo Ipea.

O resultado é semelhante nos dois cenários analisados pelo Ipea. As informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram aumentos na produção de culturas como soja (4,3%), café (25%), milho (2,5%) e trigo (33%) - para milho e soja, os números indicam safras recorde. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê crescimentos de 7% para a soja, 21,5% para o café e de 30,6% para o trigo. O instituto calcula queda de 0,1% na produção de milho.

O desempenho da pecuária, por outro lado, deve mesmo ser negativo este ano. A principal razão é a diminuição de 5,2% na produção de carne bovina. Os dados do Sistema de Inspeção Federal (SIF) indicam tendência de recuperação no abate bovino em setembro, o que poderá tornar a queda no segmento um pouco menor, em torno de 4,3%.

O abate de suínos permanece em nível elevado e deverá fechar o ano com avanço de 7,8%. O de aves apresenta recuperação, depois do baixo desempenho no segundo trimestre. Para os ovos, é esperada alta de 3,2% no ano. Já a produção de leite deverá ter leve avanço de 0,2% em 2020.

Para 2021, o Ipea reduziu sua projeção de crescimento do PIB da agropecuária do país de 2,4% para 2,1%. A estimativa, muito preliminar, leva em conta o primeiro levantamento do Boletim de Grãos da Safra 2020/2021 da Conab e cenário traçado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). As projeções para os componentes da pecuária foram calculadas a partir de modelos econométricos próprios.

A previsão do órgão para o valor adicionado das lavouras é de crescimento de 1,8%, puxado principalmente por uma expectativa de novas safras recorde de soja (avanço de 7,1% ante 2019/20) e milho (alta de 2,6%). A queda em outras culturas deve compensar parte da contribuição positiva dos dois principais grãos. O café deve ser o produto com maior contribuição negativa, devido à bienalidade negativa da safra, com queda na produção prevista em 10,6%. A Conab estima que as produções de arroz e algodão deverão cair 2,7% e 6,3%, respectivamente.

Para a pecuária, a expectativa é de crescimento de 3,9%, com contribuição positiva de todos os segmentos (bovinos, frango, suínos, leite e ovos) e destaque para a produção de carne bovina, que deverá voltar a crescer.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures