Segundo a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), enquanto houve uma queda no consumo de arroz (-46%), feijão (-37%), pão francês (-20%) e até carne bovina (-10%), entre outros alimentos cujo consumo caiu no Brasil, ganharam espaço na mesa do consumidor produtos industrializados como iogurte, cujo consumo cresceu 702% desde a década de 70, e os refrigerantes, com acréscimo de 500% no consumo no período analisado.
O consumo de água mineral cresceu 5.694%, e as vendas de alimentos preparados subiram 216%, no período que vai de 1974 a 2003.
"As mulheres se incorporaram ao mercado de trabalho, a alimentação fora de casa diminuiu de preço, os empregadores tiraram de dentro das suas empresas os refeitórios e passaram a financiar esse tipo de alimentação, ou seja, se generalizou a alimentação fora de casa", afirma o organizador da pesquisa do Ipea, Fernando Gaiger Silveira. Com isso, de cada R$ 3 que o brasileiro gasta com alimentação, R$ 1 é gasto com comida fora de casa, explica.
As informações são do G1 e do Fantástico.
Ipea: consumo de iogurtes cresce 702% em 30 anos
Segundo a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), enquanto houve uma queda no consumo de arroz (-46%), feijão (-37%), pão francês (-20%) e até carne bovina (-10%), entre outros alimentos caiu no Brasil, ganharam espaço na mesa do consumidor industrializados como iogurte, cujo consumo cresceu 702% desde a década de 70, e os refrigerantes, com acréscimo de 500% no consumo no período analisado.
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